Resumo: A comunidade escolar é composta de jovens e adultos de culturas, classes sociais e orientações sexuais diversas. Nela são compartilhadas informações variadas, que circulam na mídia contribuindo para canalizar visões preconceituosas entre grupos de pessoas que precisam conviver pacificamente em sociedade. Diante de tal fenômeno, este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo em desenvolvimento que espera trazer para sala de aula reflexões acerca da formação de modelos de persona (Cf. Jung), que permita ao aluno do Ensino médio ampliar seu senso crítico e visão do mundo contemporâneo, mediante um letramento ideológico que se dá pelo desenvolvimento da leitura e análise linguística de gêneros textuais que circulam influenciando os envolvidos neste processo de letramento crítico. Para tanto, buscamos as contribuições dos estudos semânticos (formal, estrutural, cognitivo e argumentativo), compreendendo que a apreensão do sentido no mundo se dá pela representação, experiência e oposições de valores, agenciados de forma argumentativa pela propaganda. Partimos da análise da propaganda intitulada “O chamado”, do desodorante Old Spice, que visa atender um público composto por “homem, homem”, isto é, homens “machos”, com todos os sentidos que essa expressão atualiza. Nosso estudo demonstra que para argumentar em prol de uma venda de produtos, a empresa deixa de fora outra representação masculina, que não se enquadra no perfil veiculado pela mídia, por não atender os requisitos que a propaganda idealiza para o tipo de homem que ela acolhe. Entretanto, espera-se que os alunos, em processo de letramento crítico, possam compreender os discursos e efeitos de sentido que são veiculados pela mídia, e a propaganda do desodorante Old Spice, atentando para o fato de que a construção de ideais de sujeito, em sociedade composta pelo diverso, permite a manutenção de preconceitos que a escola, entre outras instancias sociais, buscam superar.