INTRODUÇÃO: A TEORIA DE HILDEGARD PEPLAU FUNDAMENTA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO, VISTO QUE ELA IDENTIFICA A ENFERMAGEM COMO SENDO UMA FORMA DE INTERAGIR COM O PACIENTE POR MEIO DE UMA RELAÇÃO COMUNICATIVA E PARTICIPATIVA. OBJETIVO: O PRESENTE ESTUDO BUSCOU RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A ABORDAGEM AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E TRANSEUNTES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOB A PERSPECTIVA DE HILDEGARD PEPLAU. SÍNTESE METODOLÓGICA: ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ENFOQUE NA ABORDAGEM AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E TRANSEUNTES EM UMA ATIVIDADE EDUCATIVA. PARA TANTO, FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO GOOGLE ACADÊMICO DE ESTUDOS QUE TIVESSEM A TEORIA DE HILDEGARD PEPLAU PARA FUNDAMENTAR A AÇÃO REALIZADA PELOS ESTUDANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) ENFERMAGEM UFBA EM UMA PRAÇA PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR – BA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELOS ESTUDANTES DO PET ENFERMAGEM UFBA COMPREENDEU QUE O ESPAÇO DA RUA TEM A PECULIARIDADE DE NÃO PERMITIR COM FACILIDADE A APROXIMAÇÃO DESSES USUÁRIOS. CABE A ENFERMAGEM CRIAR MEIOS DE INTERAGIR E BUSCAR A CONFIANÇA DO INDIVÍDUO NO PROCESSO DE CUIDADO E, POR MEIO DESTA RELAÇÃO, FAZER COM QUE O MESMO PENSE SOBRE SEU ESTADO DE ADOECIMENTO. CONCLUSÃO: A ABORDAGEM DA ENFERMAGEM SOB O OLHAR DE HILDEGARD PEPLAU ATENTA PARA ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, VISANDO O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL. A UTILIZAÇÃO DESSE REFERENCIAL TEÓRICO EM AÇÕES EDUCATIVAS É UM DIFERENCIAL PARA O PROCESSO DE CUIDAR E EFETIVIDADE DESSAS RELAÇÕES.