O PRESENTE ARTIGO ANALISA O PROJETO DE LEI N° 867/2015, NO QUAL PROPÕE O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO EM TODO TERRITÓRIO EDUCACIONAL, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL À EDUCAÇÃO SUPERIOR, TENDO COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A INCONSISTÊNCIA E AS CONTROVÉRSIAS QUE DÃO BASE AO PROJETO QUE ESTÁ EM TRÂMITE NO CONGRESSO NACIONAL DESDE 2014. TRATA-SE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, EVIDENCIANDO AS DEMANDAS CONSERVADORAS DO PROJETO EM REFLEXO COM OS/AS PROFESSORES/AS E COMO A ATUAÇÃO DESTES SE TORNA AMEAÇADA DIANTE DA POSSÍVEL APROVAÇÃO DO PROJETO, COMO TAMBÉM O RETROCESSO EDUCACIONAL E SOCIAL QUE O PROJETO REPRESENTA, APONTANDO AINDA ELEMENTOS SUFICIENTES QUE MOSTRAM A ILEGITIMIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DO REFERIDO PROJETO DE LEI. AS LEITURAS POSSIBILITARAM INFERIR QUE TAL PROJETO FERE OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS PRESENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, NEGANDO A LIBERDADE DO APRENDER PLENO DOS/AS EDUCANDOS/AS A MEDIDA QUE SE COMPORTA DE MANEIRA ARBITRÁRIA E COMPACTUA COM IDEIAS DE CENSURA EXTINTOS NO BRASIL DESDE 1988.