POPULARIZAÇÃO DA MORFOLOGIA PARA ALUNOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO ENSINO É UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE VISA TRABALHAR EM AMBIENTE EXTRAMUROS, COLABORANDO COM A SOCIEDADE, ESTREITANDO AS BARREIRAS QUE EXISTEM ENTRE A COMUNIDADE E A UNIVERSIDADE, FAVORECENDO A SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DO ENSINO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, OFERECENDO ESTRATÉGIAS E AÇÕES EDUCATIVAS QUE POSSIBILITAM MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO EM BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM CIDADES DO SEMI-ÁRIDO DO PIAUÍ. FORAM SELECIONADAS ESCOLAS PÚBLICAS, DE FORMA ALEATÓRIA, E COM ABORDAGEM DE CAPACITAÇÃO NO CONTEÚDO DE MORFOLOGIA HUMANA, EM SEGMENTOS DIRECIONADOS PARA OS ALUNOS E PROFESSORES. A METODOLOGIA DE APRENDIZADO UTILIZADA É MISTA, COM ABORDAGENS ATIVAS E TRADICIONAIS, PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE E COMPLEMENTARIDADE ENTRE AS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, TAIS COMO: ANATOMIA, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA. NO PERÍODO DE MARÇO A JUNHO DE 2019, FORAM ATENDIDOS: 6 ESCOLAS MUNICIPAIS, 4 ESCOLAS ESTADUAIS, 494 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS, 13 PROFESSORES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS OU BIOLOGIA, OFERTADOS SEIS CONTEÚDOS DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO ESCOLHIDO PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS SELECIONADAS, TODAS AS AULAS COM PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS DE ANATOMIA E HISTOLOGIA. CONCLUI-SE QUE A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE, ATRAVÉS DA EXTENSÃO É EFICAZ AO ENSINO PÚBLICO, POIS OFERECE ESTRUTURAS LABORATORIAIS QUE FORTALECE O APRENDIZADO, ALÉM DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR.