MPB NA ESCOLA – COMO E POR QUÊ
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57347 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 400 "titulo" => "MPB NA ESCOLA – COMO E POR QUÊ" "resumo" => """ A partir de relatos pessoais, o presente trabalho traz reflexões e vivências sobre o conceito\r\n de música popular brasileira e a sua importância para a formação estética, poética, social e política da\r\n juventude. A partir da experiência com esse gênero musical em sala de aula foi possível, ainda,\r\n fomentar a construção de importantes conceitos da teoria literária, como conotação, funções da\r\n literatura e versificação, bem como propor mais leitura de poesia e ampliação do horizonte de\r\n expectativas e de repertório cultural de alunos na faixa etária de doze a quatorze anos, cursando o\r\n oitavo ano do ensino fundamental de escola particular. Uma vez que a problematização do termo leva\r\n a perceber sua fluidez e imprecisão, as reflexões coletivas sobre o tema, apesar de inconclusivas,\r\n permitiram observar que o rótulo “MPB” configura um reconhecimento de qualidade estética na\r\n produção musical na nossa língua, bem como aponta aspectos de identidade com a cultura brasileira.\r\n Mais que isso, comprova o reconhecimento do atributo da poiesis na linguagem. Para tanto, tecerei\r\n meu diálogo teórico com SCHILLER (2010), JARDIM (2005), COMPAGNON (2010) e ANDRADE\r\n (1972), mas também construirei minha voz junto a jornalistas, artistas e compositores que participaram\r\n da construção e fixação do termo no nosso patrimônio cultural, fazendo eventuais citações de versos\r\n de canções e de poemas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "POESIA MUSICAL, POESIA NA SALA DE AULA, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID400_06092019092714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PLINIO ROGENES DE FRANCA DIAS" "autor_nome_curto" => "PLINIO ROGENES DE FRANCA DIAS" "autor_email" => "pliniopoesia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57347 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 400 "titulo" => "MPB NA ESCOLA – COMO E POR QUÊ" "resumo" => """ A partir de relatos pessoais, o presente trabalho traz reflexões e vivências sobre o conceito\r\n de música popular brasileira e a sua importância para a formação estética, poética, social e política da\r\n juventude. A partir da experiência com esse gênero musical em sala de aula foi possível, ainda,\r\n fomentar a construção de importantes conceitos da teoria literária, como conotação, funções da\r\n literatura e versificação, bem como propor mais leitura de poesia e ampliação do horizonte de\r\n expectativas e de repertório cultural de alunos na faixa etária de doze a quatorze anos, cursando o\r\n oitavo ano do ensino fundamental de escola particular. Uma vez que a problematização do termo leva\r\n a perceber sua fluidez e imprecisão, as reflexões coletivas sobre o tema, apesar de inconclusivas,\r\n permitiram observar que o rótulo “MPB” configura um reconhecimento de qualidade estética na\r\n produção musical na nossa língua, bem como aponta aspectos de identidade com a cultura brasileira.\r\n Mais que isso, comprova o reconhecimento do atributo da poiesis na linguagem. Para tanto, tecerei\r\n meu diálogo teórico com SCHILLER (2010), JARDIM (2005), COMPAGNON (2010) e ANDRADE\r\n (1972), mas também construirei minha voz junto a jornalistas, artistas e compositores que participaram\r\n da construção e fixação do termo no nosso patrimônio cultural, fazendo eventuais citações de versos\r\n de canções e de poemas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "POESIA MUSICAL, POESIA NA SALA DE AULA, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID400_06092019092714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PLINIO ROGENES DE FRANCA DIAS" "autor_nome_curto" => "PLINIO ROGENES DE FRANCA DIAS" "autor_email" => "pliniopoesia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }