Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O FIO DA POESIA NA TESSITURA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS VERSOS DE OU ISTO OU AQUILO

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, POESIA, ENSINO FUNDAMENTAL, CECILIA MEIRELES Comunicação Oral (CO) GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45405
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 426
    "titulo" => "O FIO DA POESIA NA TESSITURA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS VERSOS DE OU ISTO OU AQUILO"
    "resumo" => "A leitura de literatura no contexto escolar, em especial no ensino fundamental, deve ser iniciada pelo prazer, pela fruição até que se chegue ao exercício crítico. Dessa forma, o fio condutor dessa desafiadora tarefa é a poesia, pois como afirma Jorge Luis Borges, em seu livro Esse ofício do verso, a poesia não é uma tarefa, é um prazer, é uma paixão. É a forma de não estar alheio, já que ela está no poema, no poeta e no leitor. É a forma mais direta de criar um espaço de intimidade entre o texto e o leitor, despertando a sensibilidade, e consequentemente, o gosto pela leitura e pela literatura. Desse modo, o presente artigo pretende levantar algumas proposições acerca do ensino de literatura no ensino fundamental a partir da obra Ou Isto ou Aquilo, publicada pela primeira vez 1964, de Cecília Meireles, uma das principais representantes da literatura brasileira e fundadora da primeira biblioteca infantil do país. Pela voz dos poemas da autora, seguiremos rumo às propostas de ensino de literatura para crianças através da poesia. Para tanto, para além do texto literário, utilizaremos como aporte teórico Coelho (2003), Cunha (2012), Margnani (2001), Resende (1997), Zilberman (2003) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, POESIA, ENSINO FUNDAMENTAL, CECILIA MEIRELES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID426_22072018145550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA SANTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samarasan@uol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45405
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 426
    "titulo" => "O FIO DA POESIA NA TESSITURA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS VERSOS DE OU ISTO OU AQUILO"
    "resumo" => "A leitura de literatura no contexto escolar, em especial no ensino fundamental, deve ser iniciada pelo prazer, pela fruição até que se chegue ao exercício crítico. Dessa forma, o fio condutor dessa desafiadora tarefa é a poesia, pois como afirma Jorge Luis Borges, em seu livro Esse ofício do verso, a poesia não é uma tarefa, é um prazer, é uma paixão. É a forma de não estar alheio, já que ela está no poema, no poeta e no leitor. É a forma mais direta de criar um espaço de intimidade entre o texto e o leitor, despertando a sensibilidade, e consequentemente, o gosto pela leitura e pela literatura. Desse modo, o presente artigo pretende levantar algumas proposições acerca do ensino de literatura no ensino fundamental a partir da obra Ou Isto ou Aquilo, publicada pela primeira vez 1964, de Cecília Meireles, uma das principais representantes da literatura brasileira e fundadora da primeira biblioteca infantil do país. Pela voz dos poemas da autora, seguiremos rumo às propostas de ensino de literatura para crianças através da poesia. Para tanto, para além do texto literário, utilizaremos como aporte teórico Coelho (2003), Cunha (2012), Margnani (2001), Resende (1997), Zilberman (2003) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, POESIA, ENSINO FUNDAMENTAL, CECILIA MEIRELES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID426_22072018145550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA SANTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samarasan@uol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A leitura de literatura no contexto escolar, em especial no ensino fundamental, deve ser iniciada pelo prazer, pela fruição até que se chegue ao exercício crítico. Dessa forma, o fio condutor dessa desafiadora tarefa é a poesia, pois como afirma Jorge Luis Borges, em seu livro Esse ofício do verso, a poesia não é uma tarefa, é um prazer, é uma paixão. É a forma de não estar alheio, já que ela está no poema, no poeta e no leitor. É a forma mais direta de criar um espaço de intimidade entre o texto e o leitor, despertando a sensibilidade, e consequentemente, o gosto pela leitura e pela literatura. Desse modo, o presente artigo pretende levantar algumas proposições acerca do ensino de literatura no ensino fundamental a partir da obra Ou Isto ou Aquilo, publicada pela primeira vez 1964, de Cecília Meireles, uma das principais representantes da literatura brasileira e fundadora da primeira biblioteca infantil do país. Pela voz dos poemas da autora, seguiremos rumo às propostas de ensino de literatura para crianças através da poesia. Para tanto, para além do texto literário, utilizaremos como aporte teórico Coelho (2003), Cunha (2012), Margnani (2001), Resende (1997), Zilberman (2003) entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.