THE TENANT OF WILDFELL HALL: UM ESTUDO SOBRE O MORALISMO CRISTÃO NO ROMANCE DE FORMAÇÃO DE ANNE BRONTË
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45449 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "THE TENANT OF WILDFELL HALL: UM ESTUDO SOBRE O MORALISMO CRISTÃO NO ROMANCE DE FORMAÇÃO DE ANNE BRONTË" "resumo" => "Na Inglaterra vitoriana (1830-1901), a moral e os valores desempenhavam um importante papel social e deveriam ser mantidos a qualquer custo, a fim de preservar a seriedade e constância (earnestness) do sujeito. Os romances escritos dentro desse período histórico descrevem e exemplificam com clareza, através da trajetória de vida dos protagonistas, que sua formação, desde a infância até a vida adulta, atravessa diversos conflitos sociais e morais. Um desses romances, corpus do presente trabalho, é The Tenant of Wildfell Hall, da escritora Anne Brontë. A obra da mais jovem dentre as três aclamadas irmãs Brontë apresenta para seu leitor um “quadro perfeito do ser mulher" na Era Vitoriana, pois a protagonista heroína da obra (Helen) representa um modelo a ser seguido de acordo com os moldes femininos da época (GREENBLAT, 2006, p. 979 - 1001). Anne Brontë, filha de um reverendo da Igreja Anglicana em Yorkshire, expõe em sua obra um vasto conhecimento religioso cristão que permeia todo o texto, ao ponto de as condutas e ações das personagens serem ancoradas e julgadas pela observância à moral religiosa ou pela ojeriza a esta. A protagonista mostra-se como um anjo doméstico que, obedecendo ao enquadre feminino do período vitoriano, intercede por alguns personagens e especialmente por seu marido, com o intuito de reformá-lo e convertê-lo. Temos por objetivo, respaldados pelas características deste romance de formação - terminologia que se adequa a esta narrativa, visto que, de acordo com Georg Lukács, a protagonista encontra-se no lugar do sujeito moderno, que busca conciliar seus princípios e sonhos com a adversa realidade que a cerca ao longo de sua trajetória formativa (LUKÁCS, 2000) - tecer considerações acerca do processo formativo moral da protagonista, e de suas intervenções na conduta e na formação de alguns personagens. Analisaremos também, através de excertos de The Tenant of Wildfell Hall, como se dá a aprendizagem da vida por meio do viés religioso cristão, e como o moralismo é apresentado na obra, tornando-a, até certo ponto, catequética. Pela atualidade da obra, acreditamos que sua temática pode ser abordada nas aulas de inglês do ensino médio, por meio da leitura de trechos da obra, e por meio da relação que pode ser estabelecida entre o contexto religioso e feminino vitoriano e o contexto atual brasileiro, sendo este um caminho bastante proveitoso para fomentar discussões acerca da diversidade religiosa, e das diferentes visões religiosas sobre o feminino. A leitura de textos literários nas aulas de língua estrangeira propicia ao aluno a possibilidade de ampliar sua visão sobre outras culturas e sobre como certos valores são retratados em outras épocas, construindo uma ponte com a realidade local e temporal em que se lê a obra (TIBERIO, 2014). Ao fomentar discussões deste caráter, atendemos ao que preconizam os PCNs no que diz respeito aos temas transversais e à relação entre linguagem e sociedade (BRASIL, 2000)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "ERA VITORIANA, ROMANCE DE FORMAçãO, MORALISMO CRISTãO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID346_21072018192400.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE ALVES PINTO" "autor_nome_curto" => "JORGE ALVES" "autor_email" => "alvesjorge11119@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45449 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "THE TENANT OF WILDFELL HALL: UM ESTUDO SOBRE O MORALISMO CRISTÃO NO ROMANCE DE FORMAÇÃO DE ANNE BRONTË" "resumo" => "Na Inglaterra vitoriana (1830-1901), a moral e os valores desempenhavam um importante papel social e deveriam ser mantidos a qualquer custo, a fim de preservar a seriedade e constância (earnestness) do sujeito. Os romances escritos dentro desse período histórico descrevem e exemplificam com clareza, através da trajetória de vida dos protagonistas, que sua formação, desde a infância até a vida adulta, atravessa diversos conflitos sociais e morais. Um desses romances, corpus do presente trabalho, é The Tenant of Wildfell Hall, da escritora Anne Brontë. A obra da mais jovem dentre as três aclamadas irmãs Brontë apresenta para seu leitor um “quadro perfeito do ser mulher" na Era Vitoriana, pois a protagonista heroína da obra (Helen) representa um modelo a ser seguido de acordo com os moldes femininos da época (GREENBLAT, 2006, p. 979 - 1001). Anne Brontë, filha de um reverendo da Igreja Anglicana em Yorkshire, expõe em sua obra um vasto conhecimento religioso cristão que permeia todo o texto, ao ponto de as condutas e ações das personagens serem ancoradas e julgadas pela observância à moral religiosa ou pela ojeriza a esta. A protagonista mostra-se como um anjo doméstico que, obedecendo ao enquadre feminino do período vitoriano, intercede por alguns personagens e especialmente por seu marido, com o intuito de reformá-lo e convertê-lo. Temos por objetivo, respaldados pelas características deste romance de formação - terminologia que se adequa a esta narrativa, visto que, de acordo com Georg Lukács, a protagonista encontra-se no lugar do sujeito moderno, que busca conciliar seus princípios e sonhos com a adversa realidade que a cerca ao longo de sua trajetória formativa (LUKÁCS, 2000) - tecer considerações acerca do processo formativo moral da protagonista, e de suas intervenções na conduta e na formação de alguns personagens. Analisaremos também, através de excertos de The Tenant of Wildfell Hall, como se dá a aprendizagem da vida por meio do viés religioso cristão, e como o moralismo é apresentado na obra, tornando-a, até certo ponto, catequética. Pela atualidade da obra, acreditamos que sua temática pode ser abordada nas aulas de inglês do ensino médio, por meio da leitura de trechos da obra, e por meio da relação que pode ser estabelecida entre o contexto religioso e feminino vitoriano e o contexto atual brasileiro, sendo este um caminho bastante proveitoso para fomentar discussões acerca da diversidade religiosa, e das diferentes visões religiosas sobre o feminino. A leitura de textos literários nas aulas de língua estrangeira propicia ao aluno a possibilidade de ampliar sua visão sobre outras culturas e sobre como certos valores são retratados em outras épocas, construindo uma ponte com a realidade local e temporal em que se lê a obra (TIBERIO, 2014). Ao fomentar discussões deste caráter, atendemos ao que preconizam os PCNs no que diz respeito aos temas transversais e à relação entre linguagem e sociedade (BRASIL, 2000)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "ERA VITORIANA, ROMANCE DE FORMAçãO, MORALISMO CRISTãO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID346_21072018192400.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE ALVES PINTO" "autor_nome_curto" => "JORGE ALVES" "autor_email" => "alvesjorge11119@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }