Ao adentrarmos à realidade da sala de aula, pode-se ainda constatar que, com muita frequência, os métodos tradicionais ainda dominam o cotidiano escolar. Para tanto, torna-se indispensável o trabalho com os gêneros textuais e literários na sala de aula – como tem sido a orientação dos documentos oficiais (PCN, 1997) – a fim de aproximar o aluno do mundo dos textos e, sobretudo, fazer com que ele se identifique com os textos lidos, através das suas vivências, que vão além dos muros da escola. Pensando nisso, elaboramos um plano de atividades com a temática “Desigualdade Social” e demos ênfase ao conto intitulado “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. O plano foi elaborado para uma turma de 8º ano do ensino fundamental II, numa escola pública na cidade de Campina Grande/PB, nos meses de Abril e Maio do ano de 2017. Baseado nesse fato, o presente artigo abordará experiências vivenciadas por intermédio da leitura desse conto. Entendendo que o adolescente passa por transformações sociais, procuramos adaptar as nossas atividades a uma realidade próxima do alunado, relacionando-as às práticas sociais das quais eles participam, e escolhendo uma maneira dinâmica e lúdica para desenvolver a leitura do conto na sala de aula. Neste estudo, iremos apresentar a experiência desenvolvida em sala com o gênero literário conto, inspirada nas contribuições de FERREIRA (1970); ALVES FILHO (2011), dentre outros.