O CONCEITO DE CURVAS DE NÍVEL É FUNDAMENTAL NO ENSINO DA CARTOGRAFIA, NO ENTANTO, ESTE TIPO DE TEMA REQUER UM NÍVEL DE ABSTRAÇÃO MAIS ELEVADO DO ALUNO E POR ESTE MOTIVO É COMUM QUE ALGUNS PROFESSORES RECORRAM A RECURSOS DIDÁTICOS QUE VÃO ALÉM DO QUADRO. MAS PARA UMA NOVA REALIDADE DE EDUCAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE, HÁ UMA GAMA ENORME DE NOVOS RECURSOS, DENTRE ELES A REALIDADE AUMENTADA. ESTA TECNOLOGIA TEM SE RAMIFICADO EM VÁRIAS ÁREAS E NO ENSINO DA GEOGRAFIA NÃO É DIFERENTE. POR ESTE MOTIVO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR DE FORMA PRÁTICA COMO A REALIDADE AUMENTADA PODE SER APLICADA AO ENSINO DE CURVAS DE NÍVEL. COMO FRUTO DESTA PESQUISA, E PELA CARÊNCIA DE FERRAMENTAS DISPONÍVEIS COM ESTA FINALIDADE, FOI DESENVOLVIDO O APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS CHAMADO SA CURVAS DE NÍVEL QUE UTILIZA DA REALIDADE AUMENTADA PARA ELEVAR O NÍVEL DE ABSTRAÇÃO DOS EXEMPLOS PRÁTICOS NO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO EM SALA DE AULA.