O DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, AFETA DIRETAMENTE O EQUILÍBRIO AMBIENTAL E INTERVÉM NA SUSTENTABILIDADE DO PLANETA. UMA ALTERNATIVA PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DESSES RESÍDUOS É A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR, PARA DIMINUIR OS IMPACTOS QUE CRESCENTEMENTE, PROVOCAM RISCOS AO MEIO AMBIENTE DEVIDO O CONSUMO EXCESSIVO E DESPERDÍCIO PELA POPULAÇÃO. ESTE ESTUDO OBJETIVOU RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 26 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, COM IDADES ENTRE 14 A 16 ANOS. A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CONSISTIU EM DUAS FASES: UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA “SUSTENTABILIDADE” E POSTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO SUSTENTÁVEL COM OS ALUNOS, POR MEIO DE OBJETOS CONSUMIDOS NA ESCOLA, COMO GARRAFAS PETS. OS ESTUDANTES FORAM EMPENHADOS AO DEBATEREM SOBRE AS PERSPECTIVAS E ATITUDES PERCEBIDAS NO COTIDIANO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS. DESENVOLVERAM ATENÇÃO E RESPEITO COM A NATUREZA ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS, OBTENDO UMA VISÃO CRÍTICA E PRÁTICAS QUE BUSQUEM SOLUÇÕES PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. O JOGO SUSTENTÁVEL, A PARTIR DAS GARRAFAS PETS, FOI REALIZADO COM CRIATIVIDADE, ONDE OS ALUNOS RELACIONARAM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. COMPREENDEU-SE QUE A ABORDAGEM DOS TEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA FOI IMPORTANTE PARA UMA MELHOR RELAÇÃO DOS ALUNOS COM O MEIO EM QUE VIVEM. A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PODE SENSIBILIZAR OS ALUNOS PARA A ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SEU COTIDIANO, CONSCIENTES DOS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL.