NESTE ARTIGO, BUSCA-SE ANALISAR O PROCESSO QUE A CULTURA MIDIÁTICA INFLUENCIOU DESDE SUA ORIGEM ATÉ OS DIAS ATUAIS NOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS TAMBÉM, O TERMO EDUCOMUNICAÇÃO EM SEU AMPLO CONCEITO E ASPECTOS SOBRE A CIBERCULTURA E OS MÉTODOS EDUCACIONAIS, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS ECOSSISTEMAS COMUNICACIONAIS POR EDUCOMUNICADORES E AS INTERVENÇÕES EDUCOMUNICATIVAS COMO UM MÉTODO DE MEDIAÇÃO DOS CONFLITOS QUE SÃO GERADOS PELA DISPUTA POR ESPAÇO ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE, ESTE ESTUDO É BASEADO NA IDEIA DE ENSINO PARTICIPATIVO, OU SEJA, O ALUNO COMO PROTAGONISTA E CRIADOR DO SEU PRÓPRIO SABER, ASSIM COMO, MEDIADOR DESSES CONFLITOS ENTRE MÍDIA E ENSINO, DESSA FORMA, PARA A EDUCOMUNICAÇÃO, O ESTUDANTE DESENVOLVE A CAPACIDADE INTELECTUAL DE UM INDIVÍDUO CRITICO DIANTE DOS PROBLEMAS QUE SÃO ENFRENTADOS POR ELE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, AO CONTRÁRIO DO ENSINO TRADICIONAL QUE TEM COMO OBJETIVO A FORMAÇÃO TÉCNICA, MECANIZADA E AUTOMÁTICA. A PARTIR DISTO, ESTE TRABALHO VAI PERCORRER ESTES PONTOS E APROFUNDAR-SE NO DEBATE SOBRE OS PROBLEMAS GERADOS PELOS MEIOS DE INFORMAÇÃO NESSA ERA GLOBALIZADA.