Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA, SAÚDE E TECNOLOGIA NO ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56935
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 820
    "inscrito_id" => 2414
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA, SAÚDE E TECNOLOGIA NO ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ESCOLA É CONSIDERADA ESPAÇO DE ADMINISTRAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, SENDO ESSE LOCAL, RESPONSÁVEL POR INTERVIR E GERAR AS SOCIEDADES OU O QUE ADVÉM DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. MÉTODOS: A ATIVIDADE OBJETO DESSE RELATO DE OBSERVAÇÃO É ORIUNDA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E TEVE O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR POR MEIO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, A APREENSÃO DA REALIDADE COM NOVA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PERMITIU O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA REALIDADE ONDE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE. A ESCOLA ONDE OCORREU A ATIVIDADE TEM UMA ESTRUTURA FÍSICA CONFORTÁVEL PARA OS ESTUDANTES, ONDE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM QUE POSSUEM MANEQUINS HUMANOS, EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, MICROSCÓPIOS, LIVROS DE SAÚDE, DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E MATERIAIS TÉCNICO-HOSPITALARES COMO AGULHAS, MÁSCARAS, SERINGAS E VESTIMENTAS PRÓPRIAS DE AMBIENTES HOSPITALARES. NESSE ÍNTERIM, OS ESTUDANTES TRAZEM DIFERENTES CULTURAS PARA A ESCOLA, PRINCIPALMENTE QUE ESTÃO ENRAIZADAS EM SUAS COMUNIDADES. UMA VEZ QUE OS ALUNOS SÃO RETIRADOS DE SUA ESSÊNCIA CULTURAL, ELES PASSAM A REPLICAR UMA CULTURA APRESENTADA PELA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM, QUE ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA E TRAZ CONSIGO MUITAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, SENDO ESTAS PRÁTICAS CULTURAIS INTRODUZIDAS NA VIVÊNCIA COTIDIANA DESSES ESTUDANTES DE MODO QUE OS MESMOS PASSAM A SEREM MEROS REPLICADORES DESSA CIÊNCIA EM DETRIMENTO DOS SABERES E PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. CONCLUSÕES: EXISTE NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ASPECTOS REFERENTES À CULTURA, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2414_31072019132831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO VITAL"
    "autor_email" => "sergioenfe1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56935
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 820
    "inscrito_id" => 2414
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA, SAÚDE E TECNOLOGIA NO ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ESCOLA É CONSIDERADA ESPAÇO DE ADMINISTRAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, SENDO ESSE LOCAL, RESPONSÁVEL POR INTERVIR E GERAR AS SOCIEDADES OU O QUE ADVÉM DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. MÉTODOS: A ATIVIDADE OBJETO DESSE RELATO DE OBSERVAÇÃO É ORIUNDA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E TEVE O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR POR MEIO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, A APREENSÃO DA REALIDADE COM NOVA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PERMITIU O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA REALIDADE ONDE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE. A ESCOLA ONDE OCORREU A ATIVIDADE TEM UMA ESTRUTURA FÍSICA CONFORTÁVEL PARA OS ESTUDANTES, ONDE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM QUE POSSUEM MANEQUINS HUMANOS, EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, MICROSCÓPIOS, LIVROS DE SAÚDE, DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E MATERIAIS TÉCNICO-HOSPITALARES COMO AGULHAS, MÁSCARAS, SERINGAS E VESTIMENTAS PRÓPRIAS DE AMBIENTES HOSPITALARES. NESSE ÍNTERIM, OS ESTUDANTES TRAZEM DIFERENTES CULTURAS PARA A ESCOLA, PRINCIPALMENTE QUE ESTÃO ENRAIZADAS EM SUAS COMUNIDADES. UMA VEZ QUE OS ALUNOS SÃO RETIRADOS DE SUA ESSÊNCIA CULTURAL, ELES PASSAM A REPLICAR UMA CULTURA APRESENTADA PELA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM, QUE ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA E TRAZ CONSIGO MUITAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, SENDO ESTAS PRÁTICAS CULTURAIS INTRODUZIDAS NA VIVÊNCIA COTIDIANA DESSES ESTUDANTES DE MODO QUE OS MESMOS PASSAM A SEREM MEROS REPLICADORES DESSA CIÊNCIA EM DETRIMENTO DOS SABERES E PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. CONCLUSÕES: EXISTE NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ASPECTOS REFERENTES À CULTURA, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2414_31072019132831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO VITAL"
    "autor_email" => "sergioenfe1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

INTRODUÇÃO: A ESCOLA É CONSIDERADA ESPAÇO DE ADMINISTRAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, SENDO ESSE LOCAL, RESPONSÁVEL POR INTERVIR E GERAR AS SOCIEDADES OU O QUE ADVÉM DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. MÉTODOS: A ATIVIDADE OBJETO DESSE RELATO DE OBSERVAÇÃO É ORIUNDA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E TEVE O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR POR MEIO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, A APREENSÃO DA REALIDADE COM NOVA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PERMITIU O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA REALIDADE ONDE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE. A ESCOLA ONDE OCORREU A ATIVIDADE TEM UMA ESTRUTURA FÍSICA CONFORTÁVEL PARA OS ESTUDANTES, ONDE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM QUE POSSUEM MANEQUINS HUMANOS, EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, MICROSCÓPIOS, LIVROS DE SAÚDE, DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E MATERIAIS TÉCNICO-HOSPITALARES COMO AGULHAS, MÁSCARAS, SERINGAS E VESTIMENTAS PRÓPRIAS DE AMBIENTES HOSPITALARES. NESSE ÍNTERIM, OS ESTUDANTES TRAZEM DIFERENTES CULTURAS PARA A ESCOLA, PRINCIPALMENTE QUE ESTÃO ENRAIZADAS EM SUAS COMUNIDADES. UMA VEZ QUE OS ALUNOS SÃO RETIRADOS DE SUA ESSÊNCIA CULTURAL, ELES PASSAM A REPLICAR UMA CULTURA APRESENTADA PELA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM, QUE ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA E TRAZ CONSIGO MUITAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, SENDO ESTAS PRÁTICAS CULTURAIS INTRODUZIDAS NA VIVÊNCIA COTIDIANA DESSES ESTUDANTES DE MODO QUE OS MESMOS PASSAM A SEREM MEROS REPLICADORES DESSA CIÊNCIA EM DETRIMENTO DOS SABERES E PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. CONCLUSÕES: EXISTE NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ASPECTOS REFERENTES À CULTURA, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.