INTRODUÇÃO: A ESCOLA É CONSIDERADA ESPAÇO DE ADMINISTRAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, SENDO ESSE LOCAL, RESPONSÁVEL POR INTERVIR E GERAR AS SOCIEDADES OU O QUE ADVÉM DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. MÉTODOS: A ATIVIDADE OBJETO DESSE RELATO DE OBSERVAÇÃO É ORIUNDA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E TEVE O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR POR MEIO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, A APREENSÃO DA REALIDADE COM NOVA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PERMITIU O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA REALIDADE ONDE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE. A ESCOLA ONDE OCORREU A ATIVIDADE TEM UMA ESTRUTURA FÍSICA CONFORTÁVEL PARA OS ESTUDANTES, ONDE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM QUE POSSUEM MANEQUINS HUMANOS, EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, MICROSCÓPIOS, LIVROS DE SAÚDE, DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E MATERIAIS TÉCNICO-HOSPITALARES COMO AGULHAS, MÁSCARAS, SERINGAS E VESTIMENTAS PRÓPRIAS DE AMBIENTES HOSPITALARES. NESSE ÍNTERIM, OS ESTUDANTES TRAZEM DIFERENTES CULTURAS PARA A ESCOLA, PRINCIPALMENTE QUE ESTÃO ENRAIZADAS EM SUAS COMUNIDADES. UMA VEZ QUE OS ALUNOS SÃO RETIRADOS DE SUA ESSÊNCIA CULTURAL, ELES PASSAM A REPLICAR UMA CULTURA APRESENTADA PELA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM, QUE ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA E TRAZ CONSIGO MUITAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, SENDO ESTAS PRÁTICAS CULTURAIS INTRODUZIDAS NA VIVÊNCIA COTIDIANA DESSES ESTUDANTES DE MODO QUE OS MESMOS PASSAM A SEREM MEROS REPLICADORES DESSA CIÊNCIA EM DETRIMENTO DOS SABERES E PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. CONCLUSÕES: EXISTE NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ASPECTOS REFERENTES À CULTURA, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO.