ESTE ESTUDO PROBLEMATIZA SE A ARTICULAÇÃO ENTRE A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (ACD) E A TEORIA DO PERFIL CONCEITUAL (TPC) SERIA UMA ALTERNATIVA EM PESQUISAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO, NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. EXISTE UMA DOMINÂNCIA DE METODOLOGIAS DO NORTE NAS PESQUISAS E DEVEMOS NOS QUESTIONAR SE A ACD É ACEITÁVEL DENTRO DE UM CONTEXTO DECOLONIAL, JÁ QUE ELA SURGE NO NORTE. É CABÍVEL REFLETIR SOBRE ISTO, CONSIDERANDO QUE EM ESTUDOS DECOLONIAIS AS PRÁTICAS SÃO DESOBEDIENTES, DESPRENDIDAS E INDISCIPLINARES PARA QUE CONSIDEREM ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGUEM COM AS DENOMINADAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL. NESTA PERSPECTIVA, TRAZEMOS A TPC QUE É PROPOSTA POR MORTIMER, UM PESQUISADOR BRASILEIRO, QUE TEM BASE NO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DE BACHELARD E É UTILIZADO PARA MODELAR A HETEROGENEIDADE DE PENSAMENTOS EM SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS. E COLOCAMOS AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC’S) COMO UM RECURSO, POIS ELAS CARACTERIZAM-SE POR ENVOLVER QUESTÕES CONTROVÉRSIAS, ONDE SE POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO POR MEIO DE VARIADOS CAMPOS DANDO VOZ AOS GRUPOS SUBALTERNOS. COM ISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM POSSÍVEL DIÁLOGO ENTRE A ACD E A TPC COMO UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM ESTUDOS DECOLONIAIS. LOGO, PRETENDEMOS TRAZER UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS COM VIÉS DECOLONIAL, QUE ADVÉM DESTA ARTICULAÇÃO E APRESENTA UMA POSSIBILIDADE DE EPISTEMOLOGIA HÍBRIDA DESCOLONIZADA. JULGAMOS SER POSSÍVEL UMA ARTICULAÇÃO ENTRE AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE CIÊNCIA E DE SABERES, NUM DIALOGO INTERCULTURAL PARA UM MOVIMENTO PLURIVERSAL.