Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USO DE GRÁFICOS ADAPTADOS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Palavra-chaves: DIAGRAMA DE FASES, DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO, GRÁFICO Pôster (PO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O TRABALHO A SEGUIR TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES CEGOS OU DE BAIXA VISÃO. SENDO ESSES DISCENTES DO NÍVEL BÁSICO DE EDUCAÇÃO E ESTANDO INSERIDOS NUM CONTEXTO INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS SABERES SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS. OS MATERIAIS CONFECCIONADOS FORAM ELABORADOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO UM ALUNO CEGO E, COM BASE NAS APLICAÇÕES EM AULAS SOBRE A TEMÁTICA, FORAM VALIDADOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A COMPREENSÃO DOS GRÁFICOS DE DIAGRAMA DE FASES FOI FACILITADA COM A UTILIZAÇÃO DAS ADAPTAÇÕES TÁTEIS PROPOSTAS, PODENDO SER SATISFATORIAMENTE UTILIZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS, SENDO DE IGUAL MODO EFICIENTE PARA ALUNOS QUE ENXERGAM.

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