A EDUCAÇÃO, GERALMENTE, PREPARA O SER HUMANO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES NO PERCURSO DE SUA VIDA. NESSE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA EDUCAÇÃO, AO LONGO DA VIDA, A FIM DE DAR SUPORTE AOS VÁRIOS ASPECTOS SEJAM ELES, ECONÔMICOS, SOCIAIS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, IMPOSTOS POR UM MUNDO GLOBALIZADO., INFORMAL E NÃO FORMAL, SEUS CONCEITOS E OBJETIVOS, E A CONTRIBUIÇÃO DOS DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS ONDE OCORREM. TEM, COMO OBJETIVO O ARTIGO FAZER UM RECORTE E UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS OLHARES EM TORNO DAS DEFINIÇÕES DA EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL E DOS ESPAÇOS NOS QUAIS ESTAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO ACONTECEM, DANDO MAIOR ÊNFASE À EDUCAÇÃO FORMAL E AO USO DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTOU DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO. NAS LEITURAS REALIZADAS, É CONSENSO, ENTRE OS AUTORES PESQUISADOS COMO: DAVID AUSUBEL, GARCIA, FERNÁNDEZ QUE A ESCOLA NÃO CONSEGUE SOZINHA DAR CONTA DAS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES OCORRIDAS A CADA MOMENTO NO MUNDO. PORTANTO, É NECESSÁRIO ESTABELECER PARCERIAS E UTILIZAR OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS, PRESENTES NA COMUNIDADE, PARA QUE OS ESTUDANTES TENHAM UMA EDUCAÇÃO MAIS CONTEXTUALIZADA. PARA QUE SE ALCANCE RESULTADOS SIGNIFICATIVOS, EM TERMOS DE APRENDIZAGEM, É NECESSÁRIO UMA BOA COMPREENSÃO DAS FUNÇÕES, DO FUNCIONAMENTO E DAS POTENCIALIDADES, DOS DIFERENTESESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL.