Este trabalho tem como objetivo analisar as condiÇÕes de permanÊncia e desempenho dos estudantes no curso de Licenciatura em FÍsica do Instituto Federal de EducaÇÃo do CearÁ (IFCE), Campus de Sobral, na concepÇÃo do coordenador do curso. A argumentaÇÃo contextualiza a expansÃo do ensino superior Às polÍticas de acesso, permanÊncia e desempenho dos estudantes, À luz da perspectiva teÓrica de Bourdieu. Trata-se de um estudo de caso, com anÁlise qualitativa e que foi realizado atravÉs de uma entrevista ao coordenador do curso, tendo suas repostas estruturadas no modelo de anÁlise SWOT adaptado À pesquisa. Foi constatado que o coordenador reconhece que fatores como bolsas de estudo, localizaÇÃo do IFCE, professores qualificados e mercado de trabalho contribuem para a permanÊncia e para o desempenho, bem como, episÓdios de greve, transporte e moradia e conciliaÇÃo entre trabalho e estudo sÃo fatores que prejudicam.