ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICAS COM A MÚSICA E POEMA QUE VERSASSEM SOBRE A QUESTÃO NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS, FOCALIZANDO OS SABERES AFRO-BRASILEIROS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM ARTE NA ESCOLA, NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA. NOS EMBASAMOS NOS ESTUDOS PROPOSTOS POR GOMES (2012), CAVALLERO (2001), CANDAU (2002), CUCHE (2002) PARA NOSSAS REFLEXÕES EM TORNO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ESTÁ CENTRADA NA PESQUISA-AÇÃO E ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS PERMITEM EDUCAR PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, PROPICIANDO PROPOSTAS FORMATIVAS E DIALÓGICAS, QUE VENHAM DAR CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES DOS ENTRELAÇOS DE SABERES, ESCOLAR E AFRO-BRASILEIROS. DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICA COM A TEMÁTICA DO POVO NEGRO É UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESPECIAL SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E ANTI-RACISTA, HAJA VISTA ESSAS TEMÁTICAS SEREM FOCOS DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS TANTO PARA A ESCOLA COMO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ACREDITAMOS QUE ESSA CONTRIBUIÇÃO SEJA POSSÍVEL DE SE CONCRETIZAR, PORQUE A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES REVELOU AS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA CULTURA NEGRA E SUAS RESPECTIVAS DISCUSSÕES E DEBATES NO ÂMBITO ESCOLAR.