Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

NAS ARTES DO POEMA E DA MÚSICA: PRÁTICAS AFRO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA.

Palavra-chaves: MÚSICA, CULTURA AFRO-PEDAGÓGICA, ESCOLA, AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) AT 16: O ensino e a pesquisa em História
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57006
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 2144
    "titulo" => "NAS ARTES DO POEMA E DA MÚSICA: PRÁTICAS AFRO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICAS COM A MÚSICA E POEMA QUE VERSASSEM SOBRE A QUESTÃO NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS, FOCALIZANDO OS SABERES AFRO-BRASILEIROS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM ARTE NA ESCOLA, NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA. NOS EMBASAMOS NOS ESTUDOS PROPOSTOS POR GOMES (2012), CAVALLERO (2001),  CANDAU (2002), CUCHE (2002) PARA NOSSAS REFLEXÕES EM TORNO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ESTÁ CENTRADA NA PESQUISA-AÇÃO E ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS PERMITEM EDUCAR PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, PROPICIANDO PROPOSTAS FORMATIVAS E DIALÓGICAS, QUE VENHAM DAR CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES DOS ENTRELAÇOS DE SABERES, ESCOLAR E AFRO-BRASILEIROS. DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICA COM A TEMÁTICA DO POVO NEGRO É UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A  CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESPECIAL SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E ANTI-RACISTA, HAJA VISTA ESSAS TEMÁTICAS SEREM FOCOS DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS TANTO PARA A ESCOLA COMO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.  ACREDITAMOS QUE ESSA CONTRIBUIÇÃO SEJA POSSÍVEL DE SE CONCRETIZAR, PORQUE A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES REVELOU AS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA CULTURA NEGRA E SUAS RESPECTIVAS DISCUSSÕES E DEBATES NO ÂMBITO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: O ensino e a pesquisa em História"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, CULTURA AFRO-PEDAGÓGICA, ESCOLA, AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA16_ID2144_01082019202701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA DA SILVA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "HELENA FIGUEIREDO "
    "autor_email" => "mariahelenafigueiredo084@"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57006
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 2144
    "titulo" => "NAS ARTES DO POEMA E DA MÚSICA: PRÁTICAS AFRO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICAS COM A MÚSICA E POEMA QUE VERSASSEM SOBRE A QUESTÃO NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS, FOCALIZANDO OS SABERES AFRO-BRASILEIROS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM ARTE NA ESCOLA, NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA. NOS EMBASAMOS NOS ESTUDOS PROPOSTOS POR GOMES (2012), CAVALLERO (2001),  CANDAU (2002), CUCHE (2002) PARA NOSSAS REFLEXÕES EM TORNO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ESTÁ CENTRADA NA PESQUISA-AÇÃO E ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS PERMITEM EDUCAR PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, PROPICIANDO PROPOSTAS FORMATIVAS E DIALÓGICAS, QUE VENHAM DAR CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES DOS ENTRELAÇOS DE SABERES, ESCOLAR E AFRO-BRASILEIROS. DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICA COM A TEMÁTICA DO POVO NEGRO É UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A  CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESPECIAL SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E ANTI-RACISTA, HAJA VISTA ESSAS TEMÁTICAS SEREM FOCOS DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS TANTO PARA A ESCOLA COMO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.  ACREDITAMOS QUE ESSA CONTRIBUIÇÃO SEJA POSSÍVEL DE SE CONCRETIZAR, PORQUE A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES REVELOU AS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA CULTURA NEGRA E SUAS RESPECTIVAS DISCUSSÕES E DEBATES NO ÂMBITO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: O ensino e a pesquisa em História"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, CULTURA AFRO-PEDAGÓGICA, ESCOLA, AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA16_ID2144_01082019202701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA DA SILVA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "HELENA FIGUEIREDO "
    "autor_email" => "mariahelenafigueiredo084@"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES AFRO-PEDAGÓGICAS COM A MÚSICA E POEMA QUE VERSASSEM SOBRE A QUESTÃO NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS, FOCALIZANDO OS SABERES AFRO-BRASILEIROS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM ARTE NA ESCOLA, NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA. NOS EMBASAMOS NOS ESTUDOS PROPOSTOS POR GOMES (2012), CAVALLERO (2001), CANDAU (2002), CUCHE (2002) PARA NOSSAS REFLEXÕES EM TORNO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ESTÁ CENTRADA NA PESQUISA-AÇÃO E ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS PERMITEM EDUCAR PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, PROPICIANDO PROPOSTAS FORMATIVAS E DIALÓGICAS, QUE VENHAM DAR CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES DOS ENTRELAÇOS DE SABERES, ESCOLAR E AFRO-BRASILEIROS. DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICA COM A TEMÁTICA DO POVO NEGRO É UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESPECIAL SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E ANTI-RACISTA, HAJA VISTA ESSAS TEMÁTICAS SEREM FOCOS DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS TANTO PARA A ESCOLA COMO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ACREDITAMOS QUE ESSA CONTRIBUIÇÃO SEJA POSSÍVEL DE SE CONCRETIZAR, PORQUE A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES REVELOU AS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA CULTURA NEGRA E SUAS RESPECTIVAS DISCUSSÕES E DEBATES NO ÂMBITO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.