A GENÉTICA É VISTA PELOS ALUNOS COMO UM DOS CONTEÚDOS MAIS DIFÍCEIS DE BIOLOGIA, O QUE SE DEVE AO FATO DESSA ÁREA EXIGIR QUE O ALUNO POSSUA CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE OUTRAS ÁREAS, COMO CITOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR E QUE ELE SEJA CAPAZ DE RELACIONAR ESSES CONHECIMENTOS COM OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA QUE SÃO APRESENTADOS. UMA EXPLICAÇÃO PARA O MAU APROVEITAMENTO APRESENTADO PELOS ESTUDANTES PODE SER A MANEIRA COMO A AULA É MINISTRADA, NORMALMENTE DE FORMA TRADICIONAL, EM QUE OS ALUNOS SÃO PASSIVOS E DEVEM DECORAR TODA A INFORMAÇÃO TRANSMITIDA PELO PROFESSOR. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO CONSISTE EM DISCUTIR A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA, APONTANDO POSSIBILIDADES ACERCA DO ESTUDO DO DNA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INTRODUTÓRIA SOBRE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO ENVOLVEU 30 ESTUDANTES QUE ESTÃO CURSANDO O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO ALTA DE MACEIÓ AL. PARA ISSO, UTILIZAMOS DUAS HORAS/ AULAS COM 50 MINUTOS CADA, REALIZADA NA SALA DE VÍDEO DISPONÍVEL NA ESCOLA. UMA VEZ QUE, O ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA VEM SENDO TRABALHADO DE FORMA EXPOSITIVA E MUITAS VEZES NÃO POSSUEM RELAÇÃO COM OS FATOS E FENÔMENOS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DOS DISCENTES, É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES BUSQUEM COMPLEMENTAR SUAS AULAS EXPOSITIVAS IMPLEMENTANDO METODOLOGIAS QUE DESENVOLVAM OUTRAS HABILIDADES NOS DISCENTES. ESSA ATITUDE EXIGE QUE O DOCENTE REPENSE SUAS ATITUDES E BUSQUE RESSIGNIFICAR SUA PRÁTICA.