Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TOCAR, SENTIR E APRENDER CIÊNCIAS: MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE AVALIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO E BAIXO CUSTO FORAM ELABORADOS DOIS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AULAS DE MICROBIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO FOI FUNDAMENTADO NOS PRESSUPOSTOS DO DESENHO UNIVERSAL E EM PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA/CIÊNCIAS A ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO. O MATERIAL FOI POSTERIORMENTE TESTADO COM ALUNOS E PROFESSORES DE UM CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL LOCALIZADO EM RECIFE-PE. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AJUDANDO ESPECIALMENTE A APROXIMAR A MICROBIOLOGIA DO UNIVERSO DAS PESSOAS CEGAS, BEM COMO APONTARAM PARA A IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS MULTISSENSORIAIS DOS RECURSOS TESTADOS PARA A APRENDIZAGEM TAMBÉM DE ALUNOS NORMOVISUAIS, EVIDENCIANDO AS POTENCIALIDADES DOS PRESSUPOSTOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS.

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