O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE A PRIMEIRA ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE É COMPOSTA POR MINICURSOS PREPARATÓRIOS, ABORDANDO TEMÁTICAS PERTINENTES AO OFÍCIO DOCENTE, O AUTOR ANALISA A RELEVÂNCIA DOS TEMAS TRABALHADOS, AVALIANDO SUA IMPORTÂNCIA NAS DEMAIS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA. DENTRE TODOS OS TEMAS ABORDADOS NOS MINICURSOS, DESTACAM-SE AQUELES RELACIONADOS A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM ALGUM TIPO DE LIMITAÇÃO OU CONDIÇÃO ESPECIAL. ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELO AUTOR E FUTURO PROFESSOR, RELATADAS NO PRESENTE TRABALHO, PODE-SE CONSTATAR QUE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ALIADO AS DEMAIS INICIATIVAS DA CAPES, TRAZ DE CERTA FORMA UMA REFORMULAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, UMA VEZ QUE POSSIBILITA A TOTAL IMERSÃO NA PRÁTICA DOCENTE, ARTICULADO A UMA FORMAÇÃO TEÓRICA COMPOSTA POR MINICURSOS PREPARATÓRIOS, VISANDO UMA MELHOR BASE ACERCA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO, UNINDO A TEORIA ABORDADA NAS DISCIPLINAS, O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NOS MINICURSOS PREPARATÓRIOS, E POSTERIORMENTE A PRÁTICA NO OFÍCIO DOCENTE, AO DECORRER DAS DEMAIS ETAPAS DO PROGRAMA, CERTAMENTE TRARÁ GRANDE BENEFÍCIO PARA TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO PROCESSO, DESDE O COORDENADOR DE ÁREA ATÉ OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.