O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PODE CARACTERIZAR-SE COMO UM IMPORTANTE RECURSO QUE PODE BENEFICIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS-BIOLOGIA. ASSIM, DEVIDO À FALTA DE MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ALAGOANA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO QUAL TEVE O INTUITO DE COLABORAR NA REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS. ALÉM DE REALIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA NESTE LABORATÓRIO SOBRE UM CONTEÚDO ABORDADO DENTRO DA SALA DE AULA. ESTA PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, SENDO FEITO UMA ESTRUTURAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS ENTRE O PERÍODO DE MARÇO A MAIO DE 2019, DE MODO QUE FORAM SISTEMATIZADOS OS MATERIAIS EXISTENTES QUE NÃO ESTAVAM SENDO UTILIZADOS, TAMBÉM CATALOGADOS E AQUELES EM BONS ESTADOS FORAM USADOS NOVAMENTE. ALÉM DISSO, HOUVE UMA LIMPEZA GERAL DO AMBIENTE E DECORAÇÃO DO ESPAÇO. APÓS, FOI FEITA UMA ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE PEIXES CARTILAGINOSOS E ÓSSEOS NESTE LOCAL PARA DESENVOLVER A COMPREENSÃO DESTE CONTEÚDO. COM ISSO, OBSERVOU-SE ATRAVÉS DA REVITALIZAÇÃO UMA INTERATIVIDADE ENTRE OS BOLSISTAS, PROFESSORES E ESTUDANTES DESTA ESCOLA DURANTE A REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO. OBSERVOU-SE TAMBÉM, QUE AO REALIZAR A ATIVIDADE PRÁTICA AUMENTOU SIGNIFICATIVAMENTE A INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA ATRAVÉS DO MANUSEIO, OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ELES. DESSA FORMA, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS COMO UM FORTE MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE, NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.