O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.