Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DO CONCEITO E FUNÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES

Palavra-chaves: LÚDICO, PROTÓTIPOS, CÉLULA ANIMAL Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57060
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 507
    "inscrito_id" => 1734
    "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DO CONCEITO E FUNÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, PROTÓTIPOS, CÉLULA ANIMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1734_01072019201016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO LUNA"
    "autor_email" => "socorroo101@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57060
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 507
    "inscrito_id" => 1734
    "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DO CONCEITO E FUNÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, PROTÓTIPOS, CÉLULA ANIMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1734_01072019201016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO LUNA"
    "autor_email" => "socorroo101@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.