O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EM ENSINO, NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POR MEIO DA ANÁLISE DAS NORMATIVAS DO EDITAL N° 06/2018 DA CAPES, REFERENTE AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E DO PROJETO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, REGISTRADO NA PLATAFORMA FREIRE, CONFRONTANDO-AS COM A REALIDADE EXPERIMENTADA PELOS DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA DESSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DESSAS DIRETRIZES, FORAM ELABORADAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES SISTEMATIZADAS, A FIM DE DELIMITAR PONTOS DE CONVERGÊNCIA OU DE DIVERGÊNCIA. A METODOLOGIA UTILIZADA SE ENQUADRA NO MODELO DE PESQUISA PARTICIPANTE E ENVOLVEU CINCO PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO. OS DADOS FORAM LEVANTADOS A PARTIR DA CONFRONTAÇÃO ACIMA RELATADA, BEM COMO POR MEIO DE OBSERVAÇÕES ‘IN LOCO’. A ANÁLISE DOS DADOS APONTOU PARA UMA CONFLUÊNCIA ENTRE OS OBJETIVOS DO PROGRAMA E A PRÁTICA DOCENTE VISANDO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL FAVORÁVEL AOS LICENCIANDOS, APESAR DA CONSTATAÇÃO DA PERMANÊNCIA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS CONSIDERADAS OBSOLETAS E TRADICIONALISTAS.