NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM SE TORNADO UM DESAFIO PARA ALGUNS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PODER MINISTRAR SUAS AULAS ADEQUADAMENTE COM OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO MOSTRA UMA ANÁLISE FEITA COM DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DE DUAS ÁREAS DO CONHECIMENTO (HUMANAS E EXATAS), ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO QUE BUSCA ENTENDER A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS OFERTADOS E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA INSUFICIÊNCIA DOS MESMOS. PARTICIPAM DESSA PESQUISA 10 PROFESSORES, AO DECORRER DA PESQUISA OBTEVE-SE RESULTADOS SEMELHANTES EM AMBAS AS ÁREAS, EVIDENCIANDO QUE NENHUM DOCENTE ESTÁ TOTALMENTE SATISFEITO COM A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS E EQUIPAMENTOS FORNECIDOS PELA INSTITUIÇÃO. PORTANTO MESMO DIANTE DA FALTA DESSES MATERIAIS OS PROFESSORES CONSEGUEM FAZER UMA COMPENSAÇÃO DOS MATERIAIS OFERTADOS, PORÉM NEM SEMPRE SUPREM OS OBJETOS NECESSÁRIOS PARA O REPASSE DE INFORMAÇÃO.