O OBJETIVO DESTE ESCRITO É RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR UMA DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA
EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
LOCALIZADO EM CAJAZEIRAS-PB DURANTE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM QUÍMICA
II, DESENVOLVIDO COM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NORMAL ESTADUAL JOSÉ DE
PAIVA GADELHA, LOCALIZADA NA CIDADE DE SOUSA-PB. REALIZADO NO PERÍODO 2019.1, O ESTÁGIO OCORREU A
PARTIR DA INSERÇÃO DA ESTAGIÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR, DAS OBSERVAÇÕES E REGÊNCIA DE AULA SOBRE O CONTEÚDO
DA TERMOQUÍMICA, VARIAÇÃO DE ENTALPIA E OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA. FAZENDO USO DE RECURSO DIDÁTICO
DIFERENCIAL, BUSCOU-SE INOVAR A FORMA DE ABORDAGEM DO CONTEÚDO, UTILIZANDO UM SIMULADOR DIGITAL
INTITULADO: “ESTADOS DA MATÉRIA” RETIRADO DO REPOSITÓRIO PHET COLORADO. EM SÍNTESE, OS ALUNOS
PARTICIPARAM DE MANEIRA SATISFATÓRIA DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO, AO TEMPO
EM QUE ESTAVAM ATENTOS AS EXPLICAÇÕES, RESPONDIAM AS INDAGAÇÕES REALIZADAS PELA ESTAGIÁRIA E TAMBÉM
FAZIAM PERGUNTAS, TORNANDO AS AULAS DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS. OUTRO DESTAQUE MERECE SER DADO, A
EXECUÇÃO DO SIMULADOR, QUE DESPERTOU AINDA MAIS O INTERESSE DA TURMA, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS
CONTEÚDOS ABORDADOS.