ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR UMA PINTURA MURAL INTITULADA BRIGADA PORTINARI ENCONTRADA NO CAMPUS-SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DE UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE UM GRUPO, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES. A CATALOGAÇÃO DAS OBRAS VISUAIS INSTITUCIONAIS NO ÂMBITO DO PROJETO ARTES NA UFRPE REVELOU A PRESENÇA DA PINTURA EM UMA SALA FECHADA DE ACESSO VEDADO AO PÚBLICO E À COMUNIDADE ACADÊMICA EM GERAL. ESTA INCONGRUÊNCIA EM RELAÇÃO AO PROPÓSITO DAS BRIGADAS MURALISTAS E SUA NATUREZA POPULAR DESPERTOU INQUIETAÇÃO ACERCA DA ORIGEM OBRA, DOS ARTISTAS RESPONSÁVEIS E DAS PESSOAS E OBJETOS RETRATADOS. A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DA PINTURA SE DEU PELA OBTENÇÃO DOS DADOS CATALOGRÁFICOS, CONDUÇÃO DE ENTREVISTAS COM SUJEITOS PRESENTES NO MOMENTO DE SUA CRIAÇÃO E QUE ACOMPANHARAM SUA TRAJETÓRIA, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O MOVIMENTO ARTÍSTICO NO QUAL SE INSERE E O MOMENTO POLÍTICO DE SUA CONCEPÇÃO. COMO RESULTADOS, SÃO APRESENTADOS E DISCUTIDOS O CONTEXTO DE CRIAÇÃO DA OBRA, SUA TRAJETÓRIA NA INSTITUIÇÃO E UMA LEITURA DOS ASPECTOS PRESENTES NA COMPOSIÇÃO VISUAL A PARTIR DE UM DELINEAMENTO DO CENÁRIO HISTÓRICO. A REDESCOBERTA DA BRIGADA É UMA OPORTUNIDADE E UM CHAMADO PARA QUE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE ACADÊMICA VOLTEM SUAS AÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO INSTITUCIONAL.