Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NA ESCOLA HERCULANO BANDEIRA – PE: SUSTENTABILIDADE EM DEBATE

Palavra-chaves: ESCOLA., ENSINAGEM., BIOLOGIA., SUSTENTABILIDADE. Pôster (PO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
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      DESTACA-SE QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, A PERSPECTIVA ECONÔMICA DE DESENVOLVIMENTO TEM DEMONSTRADO GRANDE DOMÍNIO, SENDO A FORÇA MESTRA DA MAIORIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS. NESTA DIREÇÃO, MUITAS VEZES, AQUELES QUE SE ENCONTRAM INSERIDOS NESSE MEIO, NÃO POSSUEM O DEVIDO SENSO DE RESPONSABILIDADE PERANTE O AMBIENTE QUE HABITAM. POSTO ISTO, FAZ-SE NECESSÁRIO, NA ATUALIDADE, A RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, COM UMA VISÃO SUSTENTÁVEL, ECOLÓGICA OU HOLÍSTICA, ENTENDENDO-SE QUE O HOMEM INTERDEPENDE DO ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL. DESTA FORMA, A ENSINAGEM DE BIOLOGIA, CONFIGURA-SE COMO UMA INESTIMÁVEL FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO DE VALORES, PODENDO, CONSEQUENTEMENTE, PROPORCIONAR CONSTANTES SABERES RESULTANDO EM MUDANÇAS DE ATITUDES NOS DIVERSOS ATORES SOCIAIS. NESTA PESQUISA, OBJETIVA-SE ANALISAR A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PÚBLICA, NA INSTITUIÇÃO HERCULANO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE PAUDALHO-PE, COM ESTUDANTES DO 1º A, 2ºA E 3ºA ANOS, ASSIM COMO COM O DOCENTE DE BIOLOGIA DAS RESPECTIVAS TURMAS. TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM DE MÉTODOS MISTOS, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DESTARTE, ENTENDE-SE QUE REFLEXIONAR ACERCA DA ENSINAGEM DE BIOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA PÚBLICA É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA MUDANÇAS DE PARADIGMAS SOCIOAMBIENTAIS.
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

RESUMO DESTACA-SE QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, A PERSPECTIVA ECONÔMICA DE DESENVOLVIMENTO TEM DEMONSTRADO GRANDE DOMÍNIO, SENDO A FORÇA MESTRA DA MAIORIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS. NESTA DIREÇÃO, MUITAS VEZES, AQUELES QUE SE ENCONTRAM INSERIDOS NESSE MEIO, NÃO POSSUEM O DEVIDO SENSO DE RESPONSABILIDADE PERANTE O AMBIENTE QUE HABITAM. POSTO ISTO, FAZ-SE NECESSÁRIO, NA ATUALIDADE, A RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, COM UMA VISÃO SUSTENTÁVEL, ECOLÓGICA OU HOLÍSTICA, ENTENDENDO-SE QUE O HOMEM INTERDEPENDE DO ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL. DESTA FORMA, A ENSINAGEM DE BIOLOGIA, CONFIGURA-SE COMO UMA INESTIMÁVEL FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO DE VALORES, PODENDO, CONSEQUENTEMENTE, PROPORCIONAR CONSTANTES SABERES RESULTANDO EM MUDANÇAS DE ATITUDES NOS DIVERSOS ATORES SOCIAIS. NESTA PESQUISA, OBJETIVA-SE ANALISAR A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PÚBLICA, NA INSTITUIÇÃO HERCULANO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE PAUDALHO-PE, COM ESTUDANTES DO 1º A, 2ºA E 3ºA ANOS, ASSIM COMO COM O DOCENTE DE BIOLOGIA DAS RESPECTIVAS TURMAS. TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM DE MÉTODOS MISTOS, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DESTARTE, ENTENDE-SE QUE REFLEXIONAR ACERCA DA ENSINAGEM DE BIOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA PÚBLICA É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA MUDANÇAS DE PARADIGMAS SOCIOAMBIENTAIS.

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