RESUMO
DESTACA-SE QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, A PERSPECTIVA ECONÔMICA DE DESENVOLVIMENTO TEM DEMONSTRADO GRANDE DOMÍNIO, SENDO A FORÇA MESTRA DA MAIORIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS. NESTA DIREÇÃO, MUITAS VEZES, AQUELES QUE SE ENCONTRAM INSERIDOS NESSE MEIO, NÃO POSSUEM O DEVIDO SENSO DE RESPONSABILIDADE PERANTE O AMBIENTE QUE HABITAM. POSTO ISTO, FAZ-SE NECESSÁRIO, NA ATUALIDADE, A RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, COM UMA VISÃO SUSTENTÁVEL, ECOLÓGICA OU HOLÍSTICA, ENTENDENDO-SE QUE O HOMEM INTERDEPENDE DO ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL. DESTA FORMA, A ENSINAGEM DE BIOLOGIA, CONFIGURA-SE COMO UMA INESTIMÁVEL FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO DE VALORES, PODENDO, CONSEQUENTEMENTE, PROPORCIONAR CONSTANTES SABERES RESULTANDO EM MUDANÇAS DE ATITUDES NOS DIVERSOS ATORES SOCIAIS. NESTA PESQUISA, OBJETIVA-SE ANALISAR A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PÚBLICA, NA INSTITUIÇÃO HERCULANO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE PAUDALHO-PE, COM ESTUDANTES DO 1º A, 2ºA E 3ºA ANOS, ASSIM COMO COM O DOCENTE DE BIOLOGIA DAS RESPECTIVAS TURMAS. TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM DE MÉTODOS MISTOS, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DESTARTE, ENTENDE-SE QUE REFLEXIONAR ACERCA DA ENSINAGEM DE BIOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA PÚBLICA É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA MUDANÇAS DE PARADIGMAS SOCIOAMBIENTAIS.