A BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE TENHA POR FINALIDADE MELHORAR E MOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES É UM DESAFIO AINDA ENFRETADO PELOS DOCENTES. A BUSCA PARA DEIXAR A QUÍMICA MAIS ATRATIVA E FACILITAR SEU ENTENDIMENTO AINDA É PAUTA DE DISCUSSÕES E PESQUISAS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DITÁTICOS VEM COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEUDOS DE QUÍMICA, ATRAIR À ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA MESMA, ALÉM DE QUEBRAR UM POUCO DO MONOTEÍSMO DAS AULAS. DIANTE DO EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM JOGO EDUCACIONAL, QUEBRA-CABEÇA ORGÂNICO, COM OS ALUNOS DE UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL SOLON DE LUCENA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB, QUE FAZ PARTE DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A FIM DE FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE HIDROCARBONETOS E PROPORCIONAR UMA AULA MAIS DINÂMICA, QUEBRANDO UM POUCO DO MONOTEÍSMO DAS AULAS, AO MESMO TEMPO DESENVOLVER A COMPETITIVIDADE DO ALUNO E O INTERESSE DO MESMO PELO CONTEÚDO. O JOGO FOI COMPOSTO POR 12 CARTAS COM PERGUNTAS A RESPEITO DO CONTEÚDO E UM QUEBRA CABEÇA. CONFORME OS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O USO DO JOGO APRESENTOU UM RESULTADO POSITIVO. OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER MELHOR O CONTEÚDO ESTUDADO E PROPORCIONOU UMA AULA MAIS DINÂMICA E ATRATIVA.