O PRESENTE ESTUDO DESCRITIVO É UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO REALIZADAS NO MÊS DE MAIO DE 2019, COM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNICIPAL CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ, LOCALIZADA NA PERIFERIA DE CAMPINA GRANDE-PB, DURANTE AULAS DE CIÊNCIAS MINISTRADAS POR MIM EM FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP, DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA/UEPB. NA OPORTUNIDADE, FORAM DESENVOLVIDAS E APLICADAS EM 5 TURMAS DESSA ESCOLA – CAMPO UMA SEQUÊNCIA DE 5 AULAS PRÁTICAS DA TEMÁTICA “VIDA E EVOLUÇÃO” DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS COM A UTILIZAÇÃO DE MICROSCÓPIOS DE USO DIDÁTICOS. A SEQUÊNCIA DE AULAS É CONSIDERADA INOVADORA E PROPORCIONOU MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS, ATIVOS, COM A PASSAGEM DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS OBTENDO APRENDIZADO – SIGNIFICATIVO; SENDO ASSIM, AO SEREM RELATADAS NESSE ESTUDO PROPICIA CONTRIBUIR COM NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRÁTICO PARA PROFESSORES DA ÁREA QUE POSSUINDO DIFICULDADES EM ALINHAR TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, EM ESPECIAL QUANDO INSERIDOS EM ESCOLAS CARECIDAS DE MATERIAIS DE EXPERIMENTAÇÃO, ENCONTREM EM SUA FORMAÇÃO CONTINUADA SUBSÍDIOS NESSE RELATO DE COMO ESSAS ATIVIDADES PRÁTICAS OCORRERAM PARA OBTENÇÃO DESSES RESULTADOS, PODENDO SER CONSTRUÍDA EM OUTRAS ESCOLAS.