ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I, DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. COM BASE NAS TEORIAS DE SELIGMAN (2003) SOBRE A PSICOLOGIA POSITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO, E NO LIVRO AULAS FELICES, FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA COM DEZ PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. ESTA PESQUISA CONSISTIU EM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO NOVE PERGUNTADAS BASEADAS NO CONHECIMENTO DESTES ACERCA DA PSICOLOGIA POSITIVA E TAMBÉM DAS VIRTUDES HUMANIDADE E MODERAÇÃO, COMO TAMBÉM FOI ACOMPANHADO ALGUMAS AULAS DESTES PROFESSORES PARA OBSERVAR A ABORDAGEM DESTES PRINCÍPIOS EM SALA DE AULA. DE CERTO MODO FOI NOTADO COM BASE NAS RESPOSTAS DADAS PELOS PROFESSORES, QUE ESTES, EM MAIORIA, NÃO CONHECIAM O TERMO PSICOLOGIA POSITIVA, TODAVIA SABIAM ALGUNS PRINCÍPIOS DESTA, E FOI OBSERVADO QUE ESTES SÃO APLICADOS EM SALA DE AULA, SEJA DE FORMA DIRETA COM CONTEÚDOS PROPRIAMENTE DITOS, COMO TAMBÉM DE FORMA INDIRETA, EM ABORDAGEM REFERENTE AS ATITUDES DOS ALUNOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVERIGUAR SE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TRANSMITEM, ALÉM DOS CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS, ATIVIDADES REFERENTE A PRÁTICAS DE BOA CONVIVÊNCIA, DEMOCRACIA E BOAS MANEIRAS PARA COM OS ALUNOS, ASSIM FOI ANALISADO RESPOSTAS DADAS EM UM QUESTIONÁRIO, COMO TAMBÉM ASSISTIDO A AULA DESTES PROFESSORES.