O PRESENTE ARTIGO DESTACA AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. ALÉM DISSO, ESSAS ATIVIDADES PRÁTICAS CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA O MAIOR INTERESSE E CONSEQUENTEMENTE UMA MELHOR APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, PRINCIPALMENTE QUANDO INVESTIGATIVAS E PROBLEMATIZADOS. ASSIM, COMO OBJETIVO DESSA PESQUISA DESTACA-SE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), CAMPUS CUITÉ, SOBRE A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS COMO MEIO FACILITADOR PARA UM MELHOR RENDIMENTO ACADÊMICO. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO PRESSUPOSTO DE INVESTIGAÇÃO A PESQUISA QUALITATIVA, COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIOS COM 8 PERGUNTAS PARA 22 GRADUANDOS. AS PERSPECTIVAS AQUI APONTADAS NOS REMETEM A ENTENDER A CARÊNCIA DAS AULAS PRÁTICAS E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA GRADUAÇÃO PARA SUA EXECUÇÃO. A PRESENÇA DAS AULAS PRÁTICAS E SUA RELAÇÃO COM TEORIA É DE INEGÁVEL IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA. PORÉM, É EVIDENTE QUE AS AULAS PRÁTICAS SÃO CONSIDERADAS INSUFICIENTES PELOS ESTUDANTES, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE MAIS AULAS EXPERIMENTAIS.