NESTE TRABALHO APRESENTA-SE OS RESULTADOS ALCANÇADOS AO ANALISAR UMA UNIDADE DE ENSINO EM FÍSICA DESENVOLVIDA COMO ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA AJUSTES E DELIMITAÇÕES NO PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA DE DOUTORADO EM ENSINO. A METODOLOGIA DA PROPOSTA DE ENSINO FOI ORGANIZADA EM CINCO PARTES: PRÉ-TESTE/ORGANIZADOR PRÉVIO, ATIVIDADES DE AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS/ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM (ESTUDO DO TEMA ENERGIA NO DECORRER DA ELABORAÇÃO DOS PROTÓTIPOS), EXPLICAÇÕES SOBRE MAPAS CONCEITUAIS E TREINAMENTO NO SOFTWARE CMAPTOOLS PARA A CONSTRUÇÃO DOS MESMOS, ELABORAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS ALUNOS (SEU PONTO DE VISTA SOBRE OS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM). OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM 25 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TÉCNICA FEDERAL NO TOCANTINS. DEMONSTRA-SE NESTE ESTUDO SOMENTE AS CONSIDERAÇÕES GERAIS DA ANÁLISE REALIZADA COM OS DADOS OBTIDOS EM RELAÇÃO AOS MAPAS CONCEITUAIS. NOTOU-SE QUE A ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZADA FAVORECEU A INTERAÇÃO ENTRE OS ENVOLVIDOS NO ESTUDO, ESTIMULANDO A CAPACIDADE DOS ALUNOS DE GOVERNAREM-SE PELOS SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS, ENCORAJANDO E DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E DE ASSOCIAÇÃO ENTRE AS IDEIAS EM RELAÇÃO AO TEMA ENERGIA DE FORMA SIGNIFICATIVA.