"VIVA: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE", UMA PROPÓSTA LÚDICA ASSOSSIADA À SUSTENTABILIDADE
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56340 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 921 "inscrito_id" => 2227 "titulo" => ""VIVA: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE", UMA PROPÓSTA LÚDICA ASSOSSIADA À SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "A INTRODUÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO. ESSAS ATIVIDADES SÃO A FORMA MAIS VIÁVEL PARA ENSINAR AOS JOVENS TEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS IMPORTANTES, DESTACANDO-SE A SUSTENTABILIDADE, POIS, COM ESSAS INICIATIVAS, APRENDEM DE MODO LÚDICO E DINÂMICO, DIFERENTE DO ENSINO METÓDICO E MECANIZADO TRADICIONAL. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA O JOGO “VIVA: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE” E ANALISAR COMO O MESMO PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESSE MODO, FACILITANDO E TORNANDO DINÂMICO O CONHECIMENTO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. O JOGO FOI CONFECCIONADO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZADOS, ASSIM, DE AMPLA ACESSIBILIDADE, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES E DISPONDO UM COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ABRANGENTE. “VIVA” É UM JOGO DE CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS A DOENÇAS, NESSE CASO A DENGUE, TAIS COMO SEUS MODOS DE TRANSMISSÃO E SINTOMAS, ALÉM DE COMO EVITÁ-LA. CONTATA-SE QUE O JOGO PODE CAUSAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E SUA AUTONOMIA, BEM COMO DESENVOLVENDO HÁBITOS SUSTENTÁVEIS, OCASIONANDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL, PRATICANDO O QUE APRENDERAM COM O JOGO EM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO LÚDICO, APRENDIZAGEM, DOENÇAS, DOENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2227_01082019140820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE MORAIS SOUTO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA SOUTO" "autor_email" => "giovanna.de.morais.souto@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56340 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 921 "inscrito_id" => 2227 "titulo" => ""VIVA: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE", UMA PROPÓSTA LÚDICA ASSOSSIADA À SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "A INTRODUÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO. ESSAS ATIVIDADES SÃO A FORMA MAIS VIÁVEL PARA ENSINAR AOS JOVENS TEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS IMPORTANTES, DESTACANDO-SE A SUSTENTABILIDADE, POIS, COM ESSAS INICIATIVAS, APRENDEM DE MODO LÚDICO E DINÂMICO, DIFERENTE DO ENSINO METÓDICO E MECANIZADO TRADICIONAL. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA O JOGO “VIVA: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE” E ANALISAR COMO O MESMO PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESSE MODO, FACILITANDO E TORNANDO DINÂMICO O CONHECIMENTO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. O JOGO FOI CONFECCIONADO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZADOS, ASSIM, DE AMPLA ACESSIBILIDADE, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES E DISPONDO UM COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ABRANGENTE. “VIVA” É UM JOGO DE CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS A DOENÇAS, NESSE CASO A DENGUE, TAIS COMO SEUS MODOS DE TRANSMISSÃO E SINTOMAS, ALÉM DE COMO EVITÁ-LA. CONTATA-SE QUE O JOGO PODE CAUSAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E SUA AUTONOMIA, BEM COMO DESENVOLVENDO HÁBITOS SUSTENTÁVEIS, OCASIONANDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL, PRATICANDO O QUE APRENDERAM COM O JOGO EM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO LÚDICO, APRENDIZAGEM, DOENÇAS, DOENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2227_01082019140820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE MORAIS SOUTO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA SOUTO" "autor_email" => "giovanna.de.morais.souto@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }