OS CONTEÚDOS SOBRE O SISTEMA NERVOSO APRESENTAM UMA FÁCIL ABORDAGEM, QUANDO COMPARADOS COM OUTROS COM MAIOR DIFICULDADE PARA CONTEXTUALIZAÇÃO. A METODOLOGIA TRADICIONAL DE ENSINO, APESAR DE IMPORTANTE, PODE DEIXAR LACUNAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, QUE PODEM SER COMPENSADAS COM AULAS PRÁTICAS. METODOLOGIAS ATIVAS SÃO UM RAMO PROMISSOR NO QUE DIZ RESPEITO ÀS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, COLOCANDO O ALUNO COMO INTEGRANTE E PROTAGONISTA DA AULA, PROMOVENDO AUTONOMIA E INSTIGANDO INTERAÇÃO COM AS DINÂMICAS EDUCACIONAIS. DENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS, DESTACA-SE A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES QUE TORNA A AULA DINÂMICA POR ABORDAR O CONTEÚDO DE DIFERENTES PERSPECTIVAS. POR ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZANDO A MODALIDADE DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES PARA PRÁTICA SOBRE RECEPTORES SENSORIAIS, OTIMIZANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PROMOVENDO AUTONOMIA DOS ESTUDANTES PELA DESIGNAÇÃO DE TAREFAS. PARA ISSO, FORAM ORGANIZADAS ESTAÇÕES CONTENDO DIFERENTES EXPERIMENTOS SOBRE RECEPTORES SENSORIAIS. APÓS OS EXPERIMENTOS FOI REALIZADA UMA RODA DE DIÁLOGO, , PARA SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DÚVIDAS, ASSIM COMO, UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR A RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES À UMA METODOLOGIA AINDA NÃO VISTA. EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA PELA TURMA, A APROVAÇÃO FOI DE 100%. DOS ALUNOS AVALIADOS, 75% DELES AFIRMARAM TER AUTONOMIA PARA DESEMPENHAR SEU PAPEL DURANTE A AULA. O RESULTADO POSITIVO CORROBORA COM OUTROS TRABALHOS A RESPEITO DAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE DESCREVEM SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ISSO, CONSTATAMOS QUE A MODALIDADE DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES É EFICIENTE PARA PROMOÇÃO DA DINÂMICA EM SALA E AUXILIA NO PROCESSO DE INSTIGAÇÃO DA AUTONOMIA.