Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGO DIDÁTICO PARA A APLICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE AÇÃO HORMONAL NO METABOLISMO ENERGÉTICO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SISTÊMICO, HORMÔNIOS, HORMÔNIOS Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56949
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 2069
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO PARA A APLICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE AÇÃO HORMONAL NO METABOLISMO ENERGÉTICO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "OS JOGOS EDUCATIVOS TÊM SIDO CONSIDERADOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO UMA FORMA DE COMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E PODENDO SER UTILIZADA COMO UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DIDÁTICO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA LÚDICA QUE VIESSE A CONFIGURAR UMA ATIVIDADE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DE FORMA SIGNIFICATIVA. O REFERIDO JOGO APLICADO NUMA TURMA DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL, EM UMA TURMA DE SEGUNDO PERÍODO, NO ÂMBITO DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS SISTEMAS. OS RESULTADOS CARACTERIZARAM A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COM  RECOMENDAÇÃO UNÂNIME.  DEMONSTROU EM GRANDE PARTE  RESPOSTAS SATISFATÓRIAS QUANTO A PROPOSTA DE RESSIGNIFICAR CONCEITOS BIOQUÍMICOS. ALÉM DA PERCEPÇÃO E APLICAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, COM A MAIORIA DOS RESULTADOS OBTIDOS SENDO POSITIVOS. EM SUMA, A APLICAÇÃO DO JOGO SE MOSTROU EFETIVA E CONTRIBUTIVA PARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS, QUE FORAM CONTEMPLAR FERRAMENTAS ANCORADAS EM UMA METODOLOGIA MAIS SISTÊMICA E MENOS TRADICIONAL, FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DA BIOQUÍMICA HORMONAL UTILIZANDO ELEMENTOS LÚDICOS E CARACTERIZAR A CAPACIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SISTÊMICO, HORMÔNIOS, HORMÔNIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2069_01072019124543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS DUTRA"
    "autor_email" => "lucas97.dutra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56949
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 2069
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO PARA A APLICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE AÇÃO HORMONAL NO METABOLISMO ENERGÉTICO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "OS JOGOS EDUCATIVOS TÊM SIDO CONSIDERADOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO UMA FORMA DE COMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E PODENDO SER UTILIZADA COMO UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DIDÁTICO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA LÚDICA QUE VIESSE A CONFIGURAR UMA ATIVIDADE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DE FORMA SIGNIFICATIVA. O REFERIDO JOGO APLICADO NUMA TURMA DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL, EM UMA TURMA DE SEGUNDO PERÍODO, NO ÂMBITO DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS SISTEMAS. OS RESULTADOS CARACTERIZARAM A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COM  RECOMENDAÇÃO UNÂNIME.  DEMONSTROU EM GRANDE PARTE  RESPOSTAS SATISFATÓRIAS QUANTO A PROPOSTA DE RESSIGNIFICAR CONCEITOS BIOQUÍMICOS. ALÉM DA PERCEPÇÃO E APLICAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, COM A MAIORIA DOS RESULTADOS OBTIDOS SENDO POSITIVOS. EM SUMA, A APLICAÇÃO DO JOGO SE MOSTROU EFETIVA E CONTRIBUTIVA PARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS, QUE FORAM CONTEMPLAR FERRAMENTAS ANCORADAS EM UMA METODOLOGIA MAIS SISTÊMICA E MENOS TRADICIONAL, FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DA BIOQUÍMICA HORMONAL UTILIZANDO ELEMENTOS LÚDICOS E CARACTERIZAR A CAPACIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SISTÊMICO, HORMÔNIOS, HORMÔNIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2069_01072019124543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS DUTRA"
    "autor_email" => "lucas97.dutra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

OS JOGOS EDUCATIVOS TÊM SIDO CONSIDERADOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO UMA FORMA DE COMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E PODENDO SER UTILIZADA COMO UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DIDÁTICO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA LÚDICA QUE VIESSE A CONFIGURAR UMA ATIVIDADE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DE FORMA SIGNIFICATIVA. O REFERIDO JOGO APLICADO NUMA TURMA DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL, EM UMA TURMA DE SEGUNDO PERÍODO, NO ÂMBITO DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS SISTEMAS. OS RESULTADOS CARACTERIZARAM A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COM RECOMENDAÇÃO UNÂNIME. DEMONSTROU EM GRANDE PARTE RESPOSTAS SATISFATÓRIAS QUANTO A PROPOSTA DE RESSIGNIFICAR CONCEITOS BIOQUÍMICOS. ALÉM DA PERCEPÇÃO E APLICAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, COM A MAIORIA DOS RESULTADOS OBTIDOS SENDO POSITIVOS. EM SUMA, A APLICAÇÃO DO JOGO SE MOSTROU EFETIVA E CONTRIBUTIVA PARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS, QUE FORAM CONTEMPLAR FERRAMENTAS ANCORADAS EM UMA METODOLOGIA MAIS SISTÊMICA E MENOS TRADICIONAL, FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DA BIOQUÍMICA HORMONAL UTILIZANDO ELEMENTOS LÚDICOS E CARACTERIZAR A CAPACIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.