OS JOGOS EDUCATIVOS TÊM SIDO CONSIDERADOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO UMA FORMA DE COMPLEMENTAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E PODENDO SER UTILIZADA COMO UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DIDÁTICO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA LÚDICA QUE VIESSE A CONFIGURAR UMA ATIVIDADE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DE FORMA SIGNIFICATIVA. O REFERIDO JOGO APLICADO NUMA TURMA DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL, EM UMA TURMA DE SEGUNDO PERÍODO, NO ÂMBITO DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS SISTEMAS. OS RESULTADOS CARACTERIZARAM A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COM RECOMENDAÇÃO UNÂNIME. DEMONSTROU EM GRANDE PARTE RESPOSTAS SATISFATÓRIAS QUANTO A PROPOSTA DE RESSIGNIFICAR CONCEITOS BIOQUÍMICOS. ALÉM DA PERCEPÇÃO E APLICAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, COM A MAIORIA DOS RESULTADOS OBTIDOS SENDO POSITIVOS. EM SUMA, A APLICAÇÃO DO JOGO SE MOSTROU EFETIVA E CONTRIBUTIVA PARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS, QUE FORAM CONTEMPLAR FERRAMENTAS ANCORADAS EM UMA METODOLOGIA MAIS SISTÊMICA E MENOS TRADICIONAL, FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DA BIOQUÍMICA HORMONAL UTILIZANDO ELEMENTOS LÚDICOS E CARACTERIZAR A CAPACIDADE DE TORNAR O APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO.