Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ALINHAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO: O CASO REAL DA CONSTRUÇÃO DE UMA PÁGINA PARA MELHORIA DA PREVISÃO DE TEMPO PARA DECISÕES HÍDRICAS NA PARAÍBA

Palavra-chaves: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO, FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, MODELO NUMÉRICO DE PREVISÃO DO TEMPO, VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS Pôster (PO) AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57008
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 788
    "inscrito_id" => 2410
    "titulo" => "O ALINHAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO: O CASO REAL DA CONSTRUÇÃO DE UMA PÁGINA PARA MELHORIA DA PREVISÃO DE TEMPO PARA DECISÕES HÍDRICAS NA PARAÍBA"
    "resumo" => "A PREVISÃO DO TEMPO AINDA PASSA POR UMA SÉRIE DE DESAFIOS MESMO ATUALMENTE COM OS MAIS MODERNOS MODELOS DE PREVISÃO DE TEMPO E SISTEMAS DE ASSIMILAÇÃO DE DADOS. O ENSINO DA CIÊNCIA DA METEOROLOGIA PROCURA COMPREENDER O COMPORTAMENTO DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DA ATMOSFERA TAMBÉM DESCRITO POR ESSES MODELOS E O ALINHAMENTO COM A PRÁTICA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE DE METEOROLOGIA, PARA AUMENTO DA MOTIVAÇÃO E PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA WEB COM A VISUALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS DERIVADAS DA PREVISÃO DE TEMPO DE UM MODELO ATMOSFÉRICO, O GFS (GLOBAL FORECAST SYSTEM). FOI DESENVOLVIDA UMA PÁGINA WEB, COM VISUALIZAÇÕES ANIMADAS DOS CAMPOS DE ÁGUA PRECIPITÁVEL, LINHAS DE CORRENTES, TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA E VENTO/PRESSÃO À SUPERFÍCIE PARA DOIS DOMÍNIOS: A AMÉRICA DO SUL E O NORDESTE. ESTE TRABALHO PARTIU DE UM CASO DE SUCESSO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, DE ALINHAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, E A PÁGINA CONSTRUÍDA EM DECORRÊNCIA DOS TRABALHOS JÁ TEM SIDO UTILIZADA PELOS METEOROLOGISTAS ATUANTES NA ÁREA OPERACIONAL DA AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA (AESA) COM POTENCIAL PARA COLABORAR PARA UMA MELHORIA NA PREVISÃO DO TEMPO E PARA GERAR BENEFÍCIOS PARA TODA A SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO, FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, MODELO NUMÉRICO DE PREVISÃO DO TEMPO, VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA9_ID2410_30072019150302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DE SÁ SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE DE SÁ"
    "autor_email" => "caroline_css97@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57008
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 788
    "inscrito_id" => 2410
    "titulo" => "O ALINHAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO: O CASO REAL DA CONSTRUÇÃO DE UMA PÁGINA PARA MELHORIA DA PREVISÃO DE TEMPO PARA DECISÕES HÍDRICAS NA PARAÍBA"
    "resumo" => "A PREVISÃO DO TEMPO AINDA PASSA POR UMA SÉRIE DE DESAFIOS MESMO ATUALMENTE COM OS MAIS MODERNOS MODELOS DE PREVISÃO DE TEMPO E SISTEMAS DE ASSIMILAÇÃO DE DADOS. O ENSINO DA CIÊNCIA DA METEOROLOGIA PROCURA COMPREENDER O COMPORTAMENTO DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DA ATMOSFERA TAMBÉM DESCRITO POR ESSES MODELOS E O ALINHAMENTO COM A PRÁTICA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE DE METEOROLOGIA, PARA AUMENTO DA MOTIVAÇÃO E PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA WEB COM A VISUALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS DERIVADAS DA PREVISÃO DE TEMPO DE UM MODELO ATMOSFÉRICO, O GFS (GLOBAL FORECAST SYSTEM). FOI DESENVOLVIDA UMA PÁGINA WEB, COM VISUALIZAÇÕES ANIMADAS DOS CAMPOS DE ÁGUA PRECIPITÁVEL, LINHAS DE CORRENTES, TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA E VENTO/PRESSÃO À SUPERFÍCIE PARA DOIS DOMÍNIOS: A AMÉRICA DO SUL E O NORDESTE. ESTE TRABALHO PARTIU DE UM CASO DE SUCESSO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, DE ALINHAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, E A PÁGINA CONSTRUÍDA EM DECORRÊNCIA DOS TRABALHOS JÁ TEM SIDO UTILIZADA PELOS METEOROLOGISTAS ATUANTES NA ÁREA OPERACIONAL DA AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA (AESA) COM POTENCIAL PARA COLABORAR PARA UMA MELHORIA NA PREVISÃO DO TEMPO E PARA GERAR BENEFÍCIOS PARA TODA A SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO, FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS, MODELO NUMÉRICO DE PREVISÃO DO TEMPO, VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA9_ID2410_30072019150302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DE SÁ SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE DE SÁ"
    "autor_email" => "caroline_css97@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A PREVISÃO DO TEMPO AINDA PASSA POR UMA SÉRIE DE DESAFIOS MESMO ATUALMENTE COM OS MAIS MODERNOS MODELOS DE PREVISÃO DE TEMPO E SISTEMAS DE ASSIMILAÇÃO DE DADOS. O ENSINO DA CIÊNCIA DA METEOROLOGIA PROCURA COMPREENDER O COMPORTAMENTO DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DA ATMOSFERA TAMBÉM DESCRITO POR ESSES MODELOS E O ALINHAMENTO COM A PRÁTICA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE DE METEOROLOGIA, PARA AUMENTO DA MOTIVAÇÃO E PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA WEB COM A VISUALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS DERIVADAS DA PREVISÃO DE TEMPO DE UM MODELO ATMOSFÉRICO, O GFS (GLOBAL FORECAST SYSTEM). FOI DESENVOLVIDA UMA PÁGINA WEB, COM VISUALIZAÇÕES ANIMADAS DOS CAMPOS DE ÁGUA PRECIPITÁVEL, LINHAS DE CORRENTES, TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA E VENTO/PRESSÃO À SUPERFÍCIE PARA DOIS DOMÍNIOS: A AMÉRICA DO SUL E O NORDESTE. ESTE TRABALHO PARTIU DE UM CASO DE SUCESSO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, DE ALINHAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, E A PÁGINA CONSTRUÍDA EM DECORRÊNCIA DOS TRABALHOS JÁ TEM SIDO UTILIZADA PELOS METEOROLOGISTAS ATUANTES NA ÁREA OPERACIONAL DA AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA (AESA) COM POTENCIAL PARA COLABORAR PARA UMA MELHORIA NA PREVISÃO DO TEMPO E PARA GERAR BENEFÍCIOS PARA TODA A SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.