Este trabalho tem como objetivo analisar a visÃo de docentes acerca das condiÇÕes de permanÊncia e desempenho dos estudantes no curso de Licenciatura em FÍsica do Instituto Federal de EducaÇÃo, CiÊncia e Tecnologia do CearÁ (IFCE), Campus de Sobral. Trata-se de um estudo de caso, com anÁlise qualitativa, que utilizou a aplicaÇÃo de entrevistas aos professores das disciplinas iniciais de cÁlculo do curso, a fim de coletar suas percepÇÕes, e realizou uma sÍntese temÁtica dos resultados obtidos a partir do modelo de anÁlise SWOT. Foi constatado que os professores reconhecem que fatores como acervo bibliogrÁfico, qualidade do ensino, bolsas de estudo e projetos de pesquisa/extensÃo contribuem para a permanÊncia e para o desempenho, bem como episÓdios de greve, avaliaÇÃo da aprendizagem, dificuldades financeiras, de conciliaÇÃo entre trabalho e estudo e de transporte sÃo fatores que prejudicam.