RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-BIO ABORDANDO PERCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COM DISCENTES DA ESCOLA JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57193 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-BIO ABORDANDO PERCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COM DISCENTES DA ESCOLA JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA" "resumo" => "VIVENCIAMOS UM CENÁRIO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES, A ERA DAS TECNOLOGIAS, DO CONSUMISMO EXACERBADO, PRODUZINDO TONELADAS DE LIXO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. PELO EXPOSTO, OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BIOLOGIA (CES/UFCG, CAMPUS CUITÉ-PB E E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES, VIABILIZANDO METODOLOGIAS AOS DISCENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU O LEVANTAMENTO SOBRE A PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PLANETA, COM A FINALIDADE DE IMPLEMENTAR AÇÕES QUE SUBSIDIEM O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO, APÓS ASSINATURA DE TERMO DE CONSENTIMENTO E LIVRE ESCLARECIDO, QUE ENVOLVIAM OS TEMAS SOBRE SUSTENTABILIDADE, DIRECIONADO A 66 DISCENTES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES. A PARTIR DESSE INSTRUMENTO FOI POSSÍVEL REALIZAR UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO JOVEM SOBRE SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI. FOI PERGUNTADO SE OS ALUNOS PRATICAVAM ALGUM DOS 5 R’S, ONDE 38% (25) RESPONDERAM QUE SIM, E OS OUTROS 62% (41) RESPONDERAM QUE NÃO, DEIXANDO CLARO A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESSA PRÁTICA. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO EDUCATIVO COM AÇÕES SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIU PARA A COMPREENSÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E PARA NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS, A EXEMPLO DOS 5 R’S, A FIM DE ENCONTRAR CAMINHOS PARA CONTROLE DA POLUIÇÃO, CONSCIÊNCIA DE CONSUMO, REDUÇÃO DE RESÍDUOS, ENTRE OUTROS, EM BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TENDO AGENTES ATIVOS E PARTICIPATIVOS, DE MODO A TRAZER CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS PARA O FUTURO DO PLANETA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "CONSUMO CONSCIENTE, PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1122_29062019211623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR DE MEDEIROS VIEGAS" "autor_nome_curto" => "VICTOR VIEGAS" "autor_email" => "viegas.m.v@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57193 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-BIO ABORDANDO PERCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COM DISCENTES DA ESCOLA JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA" "resumo" => "VIVENCIAMOS UM CENÁRIO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES, A ERA DAS TECNOLOGIAS, DO CONSUMISMO EXACERBADO, PRODUZINDO TONELADAS DE LIXO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. PELO EXPOSTO, OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BIOLOGIA (CES/UFCG, CAMPUS CUITÉ-PB E E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES, VIABILIZANDO METODOLOGIAS AOS DISCENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU O LEVANTAMENTO SOBRE A PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PLANETA, COM A FINALIDADE DE IMPLEMENTAR AÇÕES QUE SUBSIDIEM O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO, APÓS ASSINATURA DE TERMO DE CONSENTIMENTO E LIVRE ESCLARECIDO, QUE ENVOLVIAM OS TEMAS SOBRE SUSTENTABILIDADE, DIRECIONADO A 66 DISCENTES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES. A PARTIR DESSE INSTRUMENTO FOI POSSÍVEL REALIZAR UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO JOVEM SOBRE SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI. FOI PERGUNTADO SE OS ALUNOS PRATICAVAM ALGUM DOS 5 R’S, ONDE 38% (25) RESPONDERAM QUE SIM, E OS OUTROS 62% (41) RESPONDERAM QUE NÃO, DEIXANDO CLARO A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESSA PRÁTICA. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO EDUCATIVO COM AÇÕES SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIU PARA A COMPREENSÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E PARA NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS, A EXEMPLO DOS 5 R’S, A FIM DE ENCONTRAR CAMINHOS PARA CONTROLE DA POLUIÇÃO, CONSCIÊNCIA DE CONSUMO, REDUÇÃO DE RESÍDUOS, ENTRE OUTROS, EM BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TENDO AGENTES ATIVOS E PARTICIPATIVOS, DE MODO A TRAZER CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS PARA O FUTURO DO PLANETA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "CONSUMO CONSCIENTE, PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1122_29062019211623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR DE MEDEIROS VIEGAS" "autor_nome_curto" => "VICTOR VIEGAS" "autor_email" => "viegas.m.v@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }