O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR E REFLETIR COMO A INFRAESTRUTURA ESCOLAR INFLUENCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO. A ESCOLHA DO TEMA SE DEU PELO FATO DE NOS DEPARARMOS COM A ATUAL SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA AS SALAS DE AULA NA ESCOLA E COMO ESTE ASPECTO AFETA DE MODO SIGNIFICATIVO O APRENDIZADO DOS ALUNOS. ESSE ESTUDO E DE NATUREZA QUALITATIVA E COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E COMO INSTRUMENTO DIÁRIO DE CAMPO E A FOTOGRAFIA. O ESTUDO FUNDAMENTANDO-SE NAS OBRAS DE BOGDAN E BILKEN (1994), CRUZ NETO (1994), DAMIANI (2013), QUEIROS (2014), SALUSTIANO (2006) E SOARES NETO (2019) DENTRE OUTROS NO QUAL POSSIBILITARAM O APROFUNDAMENTO E A REFLEXÃO CRÍTICA EM QUESTÃO. TENDO EM VISTA, A SITUAÇÃO ATUAL, BUSCAMOS PROCURAR MÉTODOS PARA QUE FOSSE POSSÍVEL A MELHOR INTERPRETAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AUXILIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA UMA MELHOR FIXAÇÃO DO CONTEÚDO. COMO RESULTADO PERCEBEMOS O QUANTO O ENSINO PODE SER MAIS EXPRESSIVO QUANDO CONSEGUIMOS UTILIZAR UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA, APESAR DAS CIRCUNSTANCIAS. IDENTIFICAMOS QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PERCEBEMOS O QUÃO PRODUTIVO E MOTIVADOR ESTAVA SENDO TRABALHAR EM EQUIPE. E MAIS, PODE-SE DIZER QUE A APRENDIZAGEM TEM CERTA RELAÇÃO COM O ESPAÇO FÍSICO EM QUE SE DESENVOLVE UMA ATIVIDADE DE ENSINO.