A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56389 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 988 "inscrito_id" => 1654 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR E REFLETIR COMO A INFRAESTRUTURA ESCOLAR INFLUENCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO. A ESCOLHA DO TEMA SE DEU PELO FATO DE NOS DEPARARMOS COM A ATUAL SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA AS SALAS DE AULA NA ESCOLA E COMO ESTE ASPECTO AFETA DE MODO SIGNIFICATIVO O APRENDIZADO DOS ALUNOS. ESSE ESTUDO E DE NATUREZA QUALITATIVA E COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E COMO INSTRUMENTO DIÁRIO DE CAMPO E A FOTOGRAFIA. O ESTUDO FUNDAMENTANDO-SE NAS OBRAS DE BOGDAN E BILKEN (1994), CRUZ NETO (1994), DAMIANI (2013), QUEIROS (2014), SALUSTIANO (2006) E SOARES NETO (2019) DENTRE OUTROS NO QUAL POSSIBILITARAM O APROFUNDAMENTO E A REFLEXÃO CRÍTICA EM QUESTÃO. TENDO EM VISTA, A SITUAÇÃO ATUAL, BUSCAMOS PROCURAR MÉTODOS PARA QUE FOSSE POSSÍVEL A MELHOR INTERPRETAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AUXILIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA UMA MELHOR FIXAÇÃO DO CONTEÚDO. COMO RESULTADO PERCEBEMOS O QUANTO O ENSINO PODE SER MAIS EXPRESSIVO QUANDO CONSEGUIMOS UTILIZAR UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA, APESAR DAS CIRCUNSTANCIAS. IDENTIFICAMOS QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PERCEBEMOS O QUÃO PRODUTIVO E MOTIVADOR ESTAVA SENDO TRABALHAR EM EQUIPE. E MAIS, PODE-SE DIZER QUE A APRENDIZAGEM TEM CERTA RELAÇÃO COM O ESPAÇO FÍSICO EM QUE SE DESENVOLVE UMA ATIVIDADE DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "INFRAESTRUTURA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA,, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1654_01082019201539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMORIM" "autor_email" => "pedroamoriim@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56389 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 988 "inscrito_id" => 1654 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR E REFLETIR COMO A INFRAESTRUTURA ESCOLAR INFLUENCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO. A ESCOLHA DO TEMA SE DEU PELO FATO DE NOS DEPARARMOS COM A ATUAL SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA AS SALAS DE AULA NA ESCOLA E COMO ESTE ASPECTO AFETA DE MODO SIGNIFICATIVO O APRENDIZADO DOS ALUNOS. ESSE ESTUDO E DE NATUREZA QUALITATIVA E COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E COMO INSTRUMENTO DIÁRIO DE CAMPO E A FOTOGRAFIA. O ESTUDO FUNDAMENTANDO-SE NAS OBRAS DE BOGDAN E BILKEN (1994), CRUZ NETO (1994), DAMIANI (2013), QUEIROS (2014), SALUSTIANO (2006) E SOARES NETO (2019) DENTRE OUTROS NO QUAL POSSIBILITARAM O APROFUNDAMENTO E A REFLEXÃO CRÍTICA EM QUESTÃO. TENDO EM VISTA, A SITUAÇÃO ATUAL, BUSCAMOS PROCURAR MÉTODOS PARA QUE FOSSE POSSÍVEL A MELHOR INTERPRETAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AUXILIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA UMA MELHOR FIXAÇÃO DO CONTEÚDO. COMO RESULTADO PERCEBEMOS O QUANTO O ENSINO PODE SER MAIS EXPRESSIVO QUANDO CONSEGUIMOS UTILIZAR UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA, APESAR DAS CIRCUNSTANCIAS. IDENTIFICAMOS QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PERCEBEMOS O QUÃO PRODUTIVO E MOTIVADOR ESTAVA SENDO TRABALHAR EM EQUIPE. E MAIS, PODE-SE DIZER QUE A APRENDIZAGEM TEM CERTA RELAÇÃO COM O ESPAÇO FÍSICO EM QUE SE DESENVOLVE UMA ATIVIDADE DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "INFRAESTRUTURA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA,, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1654_01082019201539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMORIM" "autor_email" => "pedroamoriim@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }