EXISTE UMA VARIEDADE DE RECURSOS DIGITAIS CUJA UTILIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A DINAMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTRETANTO, MUITOS DELES ESBARRAM EM PROBLEMAS DE CONECTIVIDADE E INSUFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PRESENTES EM ALGUMAS ESCOLAS, ESPECIALMENTE AS DA REDE PÚBLICA. PARA ENFRENTAR ESSA REALIDADE, RECURSOS COMO O PLICKERS BUSCAM ALTERNATIVAS ONDE NÃO SEJA NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE MUITOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE DIFÍCIL ACESSO, VIABILIZANDO SUA APLICAÇÃO EM DIFERENTES CENÁRIOS ESCOLARES. TENDO EM VISTA AS FACILIDADES OFERECIDAS POR ESTE RECURSO E AS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO (TDAC) EM UTILIZÁ-LO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER PARTICIPANTE, QUE ENVOLVEU AULAS MINISTRADAS EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PAFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E DOIS MINICURSOS, SENDO UM DELES REALIZADO COM PARTICIPANTES IX ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPBEM) E O OUTRO COM ALGUNS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM ESSAS PRÁTICAS PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DE ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DESTE RECURSO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS, QUE RESSALTAM SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, SEJAM ELAS DE CARÁTER TÉCNICO OU PEDAGÓGICO, QUE SÃO DISCUTIDAS AO LONGO DESTE ESTUDO.