ESTE TRABALHO ANALISA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS COMO RECURSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E EM CURSOS DE LICENCIATURA VOLTADOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DISCUTE AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NO CURRÍCULO COM TDIC, DESTACANDO O LETRAMENTO DIGITAL A SER DESENVOLVIDO JUNTO COM OS ESTUDANTES, USANDO MAPAS CONCEITUAIS E COGNITIVOS. DESCREVE EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL EM DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, CIRCULARES, DA INVESTIGAÇÃO E DA LITERATURA, MOSTRANDO SUAS POSSIBILIDADES DE USO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PUBLICAÇÃO DE SÍNTESES DE PRODUÇÕES REALIZADAS. OS MAPAS FORAM UTILIZADOS COMO INTERFACE MIDIÁTICA NAS DISCIPLINAS METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR; NA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA; NA OFICINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, OFERTADA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA DISCIPLINA TÉCNICAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA; NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM TIC (MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO). AS ATIVIDADES ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE MAPAS VALORIZOU O USO DAS TDIC E NELAS FOI PROPOSTA A CRIAÇÃO DE MAPAS COMO ESPAÇO DE APROPRIAÇÃO DE INTERFACES COM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA USO DE TDIC NA PRÁTICA DO PROFESSOR.