Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O TRABALHO REALIZADO POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO OS APORTES DA ERGONOMIA E DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Palavra-chaves: PROFESSOR, ATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO POSSUI COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A ATIVIDADE DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO A LUZ DA ERGONOMIA COM O AUXÍLIO DO APORTE TEÓRICO DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. PARA TANTO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DA ATIVIDADE QUE PROVOCAM A FORMAÇÃO DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO. TRATA-SE DE ESTUDO DE CAMPO, DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, AS QUAIS FORAM SUCESSIVAMENTE ANALISADAS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. PARTICIPARAM DA PESQUISA 26 PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE TRABALHAM EM JOÃO PESSOA –PB, COM IDADES ENTRE 25 A 55 ANOS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE AS LIMITAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO CORROBORAM PARA AS DIFICULDADES VIVENCIADAS NO AMBIENTE LABORAL, QUE ENVOLVEM AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO E UMA CARGA EXCESSIVA DE TRABALHO, O QUE OS COLOCA EM UMA CONSTATE POSIÇÃO DE DESGASTE FÍSICO E MENTAL. O PRAZER NO TRABALHO FOI ATRELADO A UMA MOTIVAÇÃO INTERNA DESSE PROFISSIONAL SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO FUTURO DOS ALUNOS. ESSA SITUAÇÃO DEMANDA UM OLHAR ATENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, POIS FORAM IDENTIFICADOS ELEMENTOS CONTRIBUTIVOS PARA O ADOECIMENTO DESSES TRABALHADORES.

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