Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A MÚSICA E O ENSINO DE HISTÓRIA: SABERES DE RESISTÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES DE ALAGOA NOVA- PB

Palavra-chaves: MÚSICA, LINGUAGEM, COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO DE HISTÓRIA Pôster (PO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56398
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 2343
    "titulo" => "A MÚSICA E O ENSINO DE HISTÓRIA: SABERES DE RESISTÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES DE ALAGOA NOVA- PB"
    "resumo" => "A MÚSICA NO COTIDIANO É UTILIZADA EM GRANDE MEDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, ELAS APRESENTAM RIQUÍSSIMAS POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS, BEM COMO OUTROS ASPECTOS DA VIDA SOCIETÁRIA, VISTA POR ESTA ÓTICA A MÚSICA PODE SER UTILIZADA COM DIVERSAS FINALIDADES. ELA PODE REUNIR DIVERSAS TENDÊNCIAS CULTURAIS E ATRAIR DIFERENTES PERFIS  DE PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS VISÕES DE MUNDO, CONDIÇÃO SOCIAL OU IDEOLOGIA, TUDO EM PROL DE UMA ATIVIDADE RECREATIVA, QUE É OUVIR MÚSICA. ESTE ARTIGO PRETENDE PROPOR ATRAVÉS DA MÚSICA E DE SUA SUBJETIVIDADE UMA NOVA LINGUAGEM A SER ANALISADA E UTILIZADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA – PB, A ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES, ONDE OCORRE AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I.  FIZEMOS ATRAVÉS DA LEITURA DE MÚSICAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DE COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE PROTESTO E PROPOMOS QUE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA OFICINA MUSICAL NO COTIDIANO ESCOLAR NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA, PUDESSE PROBLEMATIZAR ESTA TEMÁTICA COM BASE NAS PREMISSAS NORTEADAS PELAS CANÇÕES SELECIONADAS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO. DIALOGAMOS COM NAPOLITANO (2017), DUQUE (2017) SOARES (2017), GUILHERME (2017), NO SENTIDO DE MOSTRAR COMO A MÚSICA CONTRIBUI ENQUANTO OBJETO DE ANÁLISE CONTEXTUAL, DE UMA REALIDADE QUE A SOCIEDADE ESTÁ VIVENDO. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO É UMA LINGUAGEM EFICIENTE, POIS EXPLICA OS ASSUNTOS DE MANEIRA MAIS FÁCIL QUE O LIVRO, POIS PERCEBEMOS ATRAVÉS DA VIVÊNCIA ESCOLAR, QUE MUITAS VEZES A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO TEM DIFÍCIL COMPREENSÃO, NESTE SENTIDO, A LINGUAGEM MUSICAL É FACILITADORA DE APRENDIZAGEM,  POIS ALÉM DE SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE SER UTILIZADA NA ESCOLA DIALOGANDO COM OS LIVROS DIDÁTICOS ATUANDO,NA  AÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, LINGUAGEM, COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA15_ID2343_01082019234426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUHAMA SOUTO SANTANA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "RUHAMA FIGUEIREDO"
    "autor_email" => "ruhamasouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56398
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 2343
    "titulo" => "A MÚSICA E O ENSINO DE HISTÓRIA: SABERES DE RESISTÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES DE ALAGOA NOVA- PB"
    "resumo" => "A MÚSICA NO COTIDIANO É UTILIZADA EM GRANDE MEDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, ELAS APRESENTAM RIQUÍSSIMAS POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS, BEM COMO OUTROS ASPECTOS DA VIDA SOCIETÁRIA, VISTA POR ESTA ÓTICA A MÚSICA PODE SER UTILIZADA COM DIVERSAS FINALIDADES. ELA PODE REUNIR DIVERSAS TENDÊNCIAS CULTURAIS E ATRAIR DIFERENTES PERFIS  DE PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS VISÕES DE MUNDO, CONDIÇÃO SOCIAL OU IDEOLOGIA, TUDO EM PROL DE UMA ATIVIDADE RECREATIVA, QUE É OUVIR MÚSICA. ESTE ARTIGO PRETENDE PROPOR ATRAVÉS DA MÚSICA E DE SUA SUBJETIVIDADE UMA NOVA LINGUAGEM A SER ANALISADA E UTILIZADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA – PB, A ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES, ONDE OCORRE AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I.  FIZEMOS ATRAVÉS DA LEITURA DE MÚSICAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DE COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE PROTESTO E PROPOMOS QUE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA OFICINA MUSICAL NO COTIDIANO ESCOLAR NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA, PUDESSE PROBLEMATIZAR ESTA TEMÁTICA COM BASE NAS PREMISSAS NORTEADAS PELAS CANÇÕES SELECIONADAS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO. DIALOGAMOS COM NAPOLITANO (2017), DUQUE (2017) SOARES (2017), GUILHERME (2017), NO SENTIDO DE MOSTRAR COMO A MÚSICA CONTRIBUI ENQUANTO OBJETO DE ANÁLISE CONTEXTUAL, DE UMA REALIDADE QUE A SOCIEDADE ESTÁ VIVENDO. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO É UMA LINGUAGEM EFICIENTE, POIS EXPLICA OS ASSUNTOS DE MANEIRA MAIS FÁCIL QUE O LIVRO, POIS PERCEBEMOS ATRAVÉS DA VIVÊNCIA ESCOLAR, QUE MUITAS VEZES A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO TEM DIFÍCIL COMPREENSÃO, NESTE SENTIDO, A LINGUAGEM MUSICAL É FACILITADORA DE APRENDIZAGEM,  POIS ALÉM DE SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE SER UTILIZADA NA ESCOLA DIALOGANDO COM OS LIVROS DIDÁTICOS ATUANDO,NA  AÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, LINGUAGEM, COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA15_ID2343_01082019234426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUHAMA SOUTO SANTANA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "RUHAMA FIGUEIREDO"
    "autor_email" => "ruhamasouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A MÚSICA NO COTIDIANO É UTILIZADA EM GRANDE MEDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, ELAS APRESENTAM RIQUÍSSIMAS POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS, BEM COMO OUTROS ASPECTOS DA VIDA SOCIETÁRIA, VISTA POR ESTA ÓTICA A MÚSICA PODE SER UTILIZADA COM DIVERSAS FINALIDADES. ELA PODE REUNIR DIVERSAS TENDÊNCIAS CULTURAIS E ATRAIR DIFERENTES PERFIS DE PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS VISÕES DE MUNDO, CONDIÇÃO SOCIAL OU IDEOLOGIA, TUDO EM PROL DE UMA ATIVIDADE RECREATIVA, QUE É OUVIR MÚSICA. ESTE ARTIGO PRETENDE PROPOR ATRAVÉS DA MÚSICA E DE SUA SUBJETIVIDADE UMA NOVA LINGUAGEM A SER ANALISADA E UTILIZADA NO ENSINO DE HISTÓRIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA – PB, A ESCOLA MONSENHOR JOSÉ BORGES, ONDE OCORRE AS ATIVIDADES DO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPUS I. FIZEMOS ATRAVÉS DA LEITURA DE MÚSICAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985), UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DE COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE PROTESTO E PROPOMOS QUE O ALUNADO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA OFICINA MUSICAL NO COTIDIANO ESCOLAR NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA, PUDESSE PROBLEMATIZAR ESTA TEMÁTICA COM BASE NAS PREMISSAS NORTEADAS PELAS CANÇÕES SELECIONADAS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO. DIALOGAMOS COM NAPOLITANO (2017), DUQUE (2017) SOARES (2017), GUILHERME (2017), NO SENTIDO DE MOSTRAR COMO A MÚSICA CONTRIBUI ENQUANTO OBJETO DE ANÁLISE CONTEXTUAL, DE UMA REALIDADE QUE A SOCIEDADE ESTÁ VIVENDO. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO É UMA LINGUAGEM EFICIENTE, POIS EXPLICA OS ASSUNTOS DE MANEIRA MAIS FÁCIL QUE O LIVRO, POIS PERCEBEMOS ATRAVÉS DA VIVÊNCIA ESCOLAR, QUE MUITAS VEZES A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO TEM DIFÍCIL COMPREENSÃO, NESTE SENTIDO, A LINGUAGEM MUSICAL É FACILITADORA DE APRENDIZAGEM, POIS ALÉM DE SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE SER UTILIZADA NA ESCOLA DIALOGANDO COM OS LIVROS DIDÁTICOS ATUANDO,NA AÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.