NESTE ARTIGO APRESENTAMOS O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO REALIZADA NO ÂMBITO DE UM PROJETO MAIOR, EM REDE, OBEDUC/CAPES, ENTRE AS INSTITUIÇÕES UFMS, UEPB E UFAL. O ESTUDO DE CASO NASCE A PARTIR DA NECESSIDADE DE COMPREENDER ATÉ QUE PONTO E DE QUE MANEIRA O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL (RE) POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. A PESQUISA EM SUA GÊNESE É DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER MAIS EXPLORATÓRIO, A QUAL PROCUROU ANALISAR O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DOS ALUNOS PREVIAMENTE, SEM O USO DA RE, NÃO SERÁ DISCUTIDA NO PRESENTE ARTIGO. A SEGUNDA MAIS ESPECÍFICA, COM USO DA RE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SERÁ DISCUTIDA. AS SITUAÇÕES PROBLEMAS FORAM DESENVOLVIDAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DO PROJETO OBEDUC/CAPES NÚCLEO UEPB, ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA QUAL FORAM ELABORADAS PROPOSTAS DIDÁTICAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. AO CONCLUIR, APRESENTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE DOMÍNIO, NO QUE CONCERNE A COMPLEXIDADE QUE EMERGE DESDE O INTERIOR DO SUJEITO QUE APRENDE, O IMPORTANTE PAPEL DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM AMBIENTE ROBÓTICO, A QUAL ADEQUADAMENTE FORMULADAS, PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE PODEM MOBILIZAR OS SUJEITOS EM SALA DE AULA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE FORNECER INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL.