A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É UMA DAS METODOLOGIAS MAIS EFICAZES QUANDO SE TRATA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENTRETANTO, TEM-SE VISTO UMA GRANDE BARREIRA QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO GERAL RELACIONAR A TEORIA VISTA PELOS ALUNOS COM A AULA PRÁTICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DELES. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA AULA EXPERIMENTAL COM OS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO. PARA A COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, NO INTUITO DE AVERIGUAR DE QUE MANEIRA A AULA PRÁTICA HAVIA CONTRIBUÍDO PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO APLICADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS VEEM A EXPERIMENTAÇÃO COMO ALGO MUITO POSITIVO E QUE A AULA PRÁTICA DE FATO AUXILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.