A MONITORIA ACADÊMICA PELAS SUAS CARACTERÍSTICAS E ABRANGÊNCIAS, CONSTITUI-SE EM UMA PROPOSTA QUE AUXILIA O PROFESSOR EM SUAS ATIVIDADES COTIDIANAS DE FORMA EXPRESSIVA EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO PEDAGÓGICO, AO TEMPO EM QUE PROPICIA AO DISCENTE A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR CONHECIMENTOS EM UMA DETERMINADA DISCIPLINA, DESPERTAR O INTERESSE PELA DOCÊNCIA E DESENVOLVER APTIDÕES EM UM ALGUM CAMPO DE ENSINO. O OBJETIVO DO TRABALHO É DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO MONITOR DURANTE AS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS REALIZADAS NA DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM. AS ATIVIDADES PRÁTICAS FORAM DESENVOLVIDAS NO CENTRO CIRÚRGICO E NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO, REALIZADAS TAMBÉM NA CLÍNICA CIRÚRGICA AO PACIENTE CIRÚRGICO POR MEIO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO, ONDE O MONITOR PROPORCIONA AOS DISCENTES SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS PARA QUE SUAS HABILIDADES ACERCA DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM SALA DE AULA E EM OUTRAS DISCIPLINAS SEJAM EXECUTADAS DA MELHOR MANEIRA, ATRAVÉS DA FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA FREQUENTEMENTE PESQUISADA PELO MONITOR. O TRABALHO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA FOI MUITO
GRATIFICANTE, POIS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFLETINDO
SIGNIFICATIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA.