ESTE ESTUDO É DADO POR UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
DESENVOLVIDA NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDITAL 06/2018, NA ESCOLA-CAMPO.
O OBJETIVO É ANALISAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELAS VIVÊNCIAS PARA ALUNOS, PROFESSOR E SOCIEDADE.
PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 185 ALUNOS RESPONDENDO-A DURANTE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES APLICADAS COMO
REFORÇO DA OU PARA A TEORIA COM USO DE MICROSCÓPIOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS OBTIDOS
ATRAVÉS DE UMA ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS, REVELARAM UMA REJEIÇÃO ABSURDA AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA, À
MEDIDA QUE EXISTE UMA ALTA PREFERÊNCIA PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS; ESSE INTERESSE PELO LC TORNA-SE
UM DADO VALIOSO QUANDO ALIADO A CONCORDÂNCIA QUASE QUE TOTALMENTE PELA A AFIRMAÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO SER IMPORTANTE PARA AÇÕES QUE VISAM O MEIO AMBIENTE; DADOS ESTES QUE CONTRIBUEM FORTEMENTE
PARA NOVOS ESTUDOS VISANDO TEMÁTICAS AMBIENTAIS. MESMO QUE UMA AULA PRÁTICA EM CADA TURMA NÃO
TENHA SE MOSTRADO SUFICIENTE PARA DIMINUIR A FALTA QUE ELES A SENTEM NA DISCIPLINA, A INICIATIVA DESMITIFICA
OBSTÁCULOS QUE ATUANTES JUSTIFICAM SEREM MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM SUAS
METODOLOGIAS AFASTANDO OS ALUNOS DA DISCIPLINA; ALÉM DE TER OPORTUNIZADO AULAS DINÂMICAS E APRENDIZADO
SIGNIFICATIVO PARA ELES AO TORNAREM VISÍVEIS CONTEÚDOS COMO CÉLULAS E A DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS
NUMA GOTA DE ÁGUA, PODENDO RELACIONÁ-LOS AO SEU COTIDIANO; A VIVÊNCIA MELHORA AINDA O NÍVEL DE
EXPERIÊNCIAS DOS QUE UM DIA POSSAM INGRESSAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALÉM DE SER UM PONTO DE PARTIDA
PARA DESPERTAR INTERESSE DE NOVOS PESQUISADORES.