Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS QUE CORROBORAM PARA UM FUTURO MELHOR

Palavra-chaves: ATIVIDADES PRÁTICAS, CIÊNCIAS, MICROSCÓPIO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56560
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 1444
    "titulo" => "AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS QUE CORROBORAM PARA UM FUTURO MELHOR"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO É DADO POR UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS \r\n
      DESENVOLVIDA NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDITAL 06/2018, NA ESCOLA-CAMPO. \r\n
      O OBJETIVO É ANALISAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELAS VIVÊNCIAS PARA ALUNOS, PROFESSOR E SOCIEDADE. \r\n
      PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 185 ALUNOS RESPONDENDO-A DURANTE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES APLICADAS COMO \r\n
      REFORÇO DA OU PARA A TEORIA COM USO DE MICROSCÓPIOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS OBTIDOS \r\n
      ATRAVÉS DE UMA ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS, REVELARAM UMA REJEIÇÃO ABSURDA AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA, À \r\n
      MEDIDA QUE EXISTE UMA ALTA PREFERÊNCIA PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS; ESSE INTERESSE PELO LC TORNA-SE \r\n
      UM DADO VALIOSO QUANDO ALIADO A CONCORDÂNCIA QUASE QUE TOTALMENTE PELA A AFIRMAÇÃO DO CONHECIMENTO \r\n
      CIENTÍFICO SER IMPORTANTE PARA AÇÕES QUE VISAM O MEIO AMBIENTE; DADOS ESTES QUE CONTRIBUEM FORTEMENTE \r\n
      PARA NOVOS ESTUDOS VISANDO TEMÁTICAS AMBIENTAIS. MESMO QUE UMA AULA PRÁTICA EM CADA TURMA NÃO \r\n
      TENHA SE MOSTRADO SUFICIENTE PARA DIMINUIR A FALTA QUE ELES A SENTEM NA DISCIPLINA, A INICIATIVA DESMITIFICA \r\n
      OBSTÁCULOS QUE ATUANTES JUSTIFICAM SEREM MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM SUAS \r\n
      METODOLOGIAS AFASTANDO OS ALUNOS DA DISCIPLINA; ALÉM DE TER OPORTUNIZADO AULAS DINÂMICAS E APRENDIZADO \r\n
      SIGNIFICATIVO PARA ELES AO TORNAREM VISÍVEIS CONTEÚDOS COMO CÉLULAS E A DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS \r\n
      NUMA GOTA DE ÁGUA, PODENDO RELACIONÁ-LOS AO SEU COTIDIANO; A VIVÊNCIA MELHORA AINDA O NÍVEL DE \r\n
      EXPERIÊNCIAS DOS QUE UM DIA POSSAM INGRESSAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALÉM DE SER UM PONTO DE PARTIDA \r\n
      PARA DESPERTAR INTERESSE DE NOVOS PESQUISADORES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES PRÁTICAS, CIÊNCIAS, MICROSCÓPIO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1444_23072019162152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON CAVALCANTE"
    "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56560
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 1444
    "titulo" => "AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS QUE CORROBORAM PARA UM FUTURO MELHOR"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO É DADO POR UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS \r\n
      DESENVOLVIDA NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDITAL 06/2018, NA ESCOLA-CAMPO. \r\n
      O OBJETIVO É ANALISAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELAS VIVÊNCIAS PARA ALUNOS, PROFESSOR E SOCIEDADE. \r\n
      PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 185 ALUNOS RESPONDENDO-A DURANTE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES APLICADAS COMO \r\n
      REFORÇO DA OU PARA A TEORIA COM USO DE MICROSCÓPIOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS OBTIDOS \r\n
      ATRAVÉS DE UMA ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS, REVELARAM UMA REJEIÇÃO ABSURDA AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA, À \r\n
      MEDIDA QUE EXISTE UMA ALTA PREFERÊNCIA PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS; ESSE INTERESSE PELO LC TORNA-SE \r\n
      UM DADO VALIOSO QUANDO ALIADO A CONCORDÂNCIA QUASE QUE TOTALMENTE PELA A AFIRMAÇÃO DO CONHECIMENTO \r\n
      CIENTÍFICO SER IMPORTANTE PARA AÇÕES QUE VISAM O MEIO AMBIENTE; DADOS ESTES QUE CONTRIBUEM FORTEMENTE \r\n
      PARA NOVOS ESTUDOS VISANDO TEMÁTICAS AMBIENTAIS. MESMO QUE UMA AULA PRÁTICA EM CADA TURMA NÃO \r\n
      TENHA SE MOSTRADO SUFICIENTE PARA DIMINUIR A FALTA QUE ELES A SENTEM NA DISCIPLINA, A INICIATIVA DESMITIFICA \r\n
      OBSTÁCULOS QUE ATUANTES JUSTIFICAM SEREM MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM SUAS \r\n
      METODOLOGIAS AFASTANDO OS ALUNOS DA DISCIPLINA; ALÉM DE TER OPORTUNIZADO AULAS DINÂMICAS E APRENDIZADO \r\n
      SIGNIFICATIVO PARA ELES AO TORNAREM VISÍVEIS CONTEÚDOS COMO CÉLULAS E A DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS \r\n
      NUMA GOTA DE ÁGUA, PODENDO RELACIONÁ-LOS AO SEU COTIDIANO; A VIVÊNCIA MELHORA AINDA O NÍVEL DE \r\n
      EXPERIÊNCIAS DOS QUE UM DIA POSSAM INGRESSAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALÉM DE SER UM PONTO DE PARTIDA \r\n
      PARA DESPERTAR INTERESSE DE NOVOS PESQUISADORES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES PRÁTICAS, CIÊNCIAS, MICROSCÓPIO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1444_23072019162152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON CAVALCANTE"
    "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO É DADO POR UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDITAL 06/2018, NA ESCOLA-CAMPO. O OBJETIVO É ANALISAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELAS VIVÊNCIAS PARA ALUNOS, PROFESSOR E SOCIEDADE. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 185 ALUNOS RESPONDENDO-A DURANTE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES APLICADAS COMO REFORÇO DA OU PARA A TEORIA COM USO DE MICROSCÓPIOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS, REVELARAM UMA REJEIÇÃO ABSURDA AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA, À MEDIDA QUE EXISTE UMA ALTA PREFERÊNCIA PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS; ESSE INTERESSE PELO LC TORNA-SE UM DADO VALIOSO QUANDO ALIADO A CONCORDÂNCIA QUASE QUE TOTALMENTE PELA A AFIRMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SER IMPORTANTE PARA AÇÕES QUE VISAM O MEIO AMBIENTE; DADOS ESTES QUE CONTRIBUEM FORTEMENTE PARA NOVOS ESTUDOS VISANDO TEMÁTICAS AMBIENTAIS. MESMO QUE UMA AULA PRÁTICA EM CADA TURMA NÃO TENHA SE MOSTRADO SUFICIENTE PARA DIMINUIR A FALTA QUE ELES A SENTEM NA DISCIPLINA, A INICIATIVA DESMITIFICA OBSTÁCULOS QUE ATUANTES JUSTIFICAM SEREM MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM SUAS METODOLOGIAS AFASTANDO OS ALUNOS DA DISCIPLINA; ALÉM DE TER OPORTUNIZADO AULAS DINÂMICAS E APRENDIZADO SIGNIFICATIVO PARA ELES AO TORNAREM VISÍVEIS CONTEÚDOS COMO CÉLULAS E A DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS NUMA GOTA DE ÁGUA, PODENDO RELACIONÁ-LOS AO SEU COTIDIANO; A VIVÊNCIA MELHORA AINDA O NÍVEL DE EXPERIÊNCIAS DOS QUE UM DIA POSSAM INGRESSAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALÉM DE SER UM PONTO DE PARTIDA PARA DESPERTAR INTERESSE DE NOVOS PESQUISADORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.