AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS QUE CORROBORAM PARA UM FUTURO MELHOR
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56560 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS QUE CORROBORAM PARA UM FUTURO MELHOR" "resumo" => """ ESTE ESTUDO É DADO POR UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS \r\n DESENVOLVIDA NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDITAL 06/2018, NA ESCOLA-CAMPO. \r\n O OBJETIVO É ANALISAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELAS VIVÊNCIAS PARA ALUNOS, PROFESSOR E SOCIEDADE. \r\n PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 185 ALUNOS RESPONDENDO-A DURANTE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES APLICADAS COMO \r\n REFORÇO DA OU PARA A TEORIA COM USO DE MICROSCÓPIOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS OBTIDOS \r\n ATRAVÉS DE UMA ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS, REVELARAM UMA REJEIÇÃO ABSURDA AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA, À \r\n MEDIDA QUE EXISTE UMA ALTA PREFERÊNCIA PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS; ESSE INTERESSE PELO LC TORNA-SE \r\n UM DADO VALIOSO QUANDO ALIADO A CONCORDÂNCIA QUASE QUE TOTALMENTE PELA A AFIRMAÇÃO DO CONHECIMENTO \r\n CIENTÍFICO SER IMPORTANTE PARA AÇÕES QUE VISAM O MEIO AMBIENTE; DADOS ESTES QUE CONTRIBUEM FORTEMENTE \r\n PARA NOVOS ESTUDOS VISANDO TEMÁTICAS AMBIENTAIS. MESMO QUE UMA AULA PRÁTICA EM CADA TURMA NÃO \r\n TENHA SE MOSTRADO SUFICIENTE PARA DIMINUIR A FALTA QUE ELES A SENTEM NA DISCIPLINA, A INICIATIVA DESMITIFICA \r\n OBSTÁCULOS QUE ATUANTES JUSTIFICAM SEREM MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM SUAS \r\n METODOLOGIAS AFASTANDO OS ALUNOS DA DISCIPLINA; ALÉM DE TER OPORTUNIZADO AULAS DINÂMICAS E APRENDIZADO \r\n SIGNIFICATIVO PARA ELES AO TORNAREM VISÍVEIS CONTEÚDOS COMO CÉLULAS E A DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS \r\n NUMA GOTA DE ÁGUA, PODENDO RELACIONÁ-LOS AO SEU COTIDIANO; A VIVÊNCIA MELHORA AINDA O NÍVEL DE \r\n EXPERIÊNCIAS DOS QUE UM DIA POSSAM INGRESSAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALÉM DE SER UM PONTO DE PARTIDA \r\n PARA DESPERTAR INTERESSE DE NOVOS PESQUISADORES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ATIVIDADES PRÁTICAS, CIÊNCIAS, MICROSCÓPIO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1444_23072019162152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDILSON CAVALCANTE" "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56560 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS QUE CORROBORAM PARA UM FUTURO MELHOR" "resumo" => """ ESTE ESTUDO É DADO POR UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS \r\n DESENVOLVIDA NA FASE DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDITAL 06/2018, NA ESCOLA-CAMPO. \r\n O OBJETIVO É ANALISAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELAS VIVÊNCIAS PARA ALUNOS, PROFESSOR E SOCIEDADE. \r\n PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 185 ALUNOS RESPONDENDO-A DURANTE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES APLICADAS COMO \r\n REFORÇO DA OU PARA A TEORIA COM USO DE MICROSCÓPIOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS QUANTITATIVOS OBTIDOS \r\n ATRAVÉS DE UMA ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS, REVELARAM UMA REJEIÇÃO ABSURDA AO ESPAÇO DA BIBLIOTECA, À \r\n MEDIDA QUE EXISTE UMA ALTA PREFERÊNCIA PELO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS; ESSE INTERESSE PELO LC TORNA-SE \r\n UM DADO VALIOSO QUANDO ALIADO A CONCORDÂNCIA QUASE QUE TOTALMENTE PELA A AFIRMAÇÃO DO CONHECIMENTO \r\n CIENTÍFICO SER IMPORTANTE PARA AÇÕES QUE VISAM O MEIO AMBIENTE; DADOS ESTES QUE CONTRIBUEM FORTEMENTE \r\n PARA NOVOS ESTUDOS VISANDO TEMÁTICAS AMBIENTAIS. MESMO QUE UMA AULA PRÁTICA EM CADA TURMA NÃO \r\n TENHA SE MOSTRADO SUFICIENTE PARA DIMINUIR A FALTA QUE ELES A SENTEM NA DISCIPLINA, A INICIATIVA DESMITIFICA \r\n OBSTÁCULOS QUE ATUANTES JUSTIFICAM SEREM MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM SUAS \r\n METODOLOGIAS AFASTANDO OS ALUNOS DA DISCIPLINA; ALÉM DE TER OPORTUNIZADO AULAS DINÂMICAS E APRENDIZADO \r\n SIGNIFICATIVO PARA ELES AO TORNAREM VISÍVEIS CONTEÚDOS COMO CÉLULAS E A DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS \r\n NUMA GOTA DE ÁGUA, PODENDO RELACIONÁ-LOS AO SEU COTIDIANO; A VIVÊNCIA MELHORA AINDA O NÍVEL DE \r\n EXPERIÊNCIAS DOS QUE UM DIA POSSAM INGRESSAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALÉM DE SER UM PONTO DE PARTIDA \r\n PARA DESPERTAR INTERESSE DE NOVOS PESQUISADORES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ATIVIDADES PRÁTICAS, CIÊNCIAS, MICROSCÓPIO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1444_23072019162152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDILSON CAVALCANTE" "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }