Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A VISÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CABEDELO/PB

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, IMPORTÂNCIA, DIFICULDADES, METODOLOGIAS Pôster (PO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56524
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 1984
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A VISÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CABEDELO/PB"
    "resumo" => "RESUMO: SÃO INÚMEROS OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, PARTICIPANDO DE FORMA INTEGRADA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NAS DIVERSAS SOCIEDADES. ENTRETANTO, OS AVANÇOS QUE PROMOVEM BENEFÍCIOS, PODEM TAMBÉM IMPULSIONAR DESEQUILÍBRIOS, TORNANDO ENTÃO IMPRESCINDÍVEIS CONHECIMENTOS CULTURAIS, POLÍTICOS, ÉTICOS E CIENTÍFICOS QUE NOS PERMITAM POSICIONARMOS QUANTO A DIVERSOS ASSUNTOS, JUSTIFICANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO PROMOVIDO PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DIVERSAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO. AS RÁPIDAS ATUALIZAÇÕES CIENTIFICAS E TECNOLÓGICAS INSERIDAS NO MEIO SOCIAL EXIGEM UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR E ESFORÇO PARA DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE POSSAM AUXILIAR NA ABORDAGEM DE NOVOS CONHECIMENTOS, SOMA SE A ESTAS DIFICULDADES ALGUNS OBSTÁCULOS DESTACANDO SE: DEFASAGEM DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR, LOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, DESCOMPASSO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, ASSIM COMO OUTROS FATORES COMO: DIFICULDADES DE ACESSIBILIDADE A LIVROS DIDÁTICOS E A OUTROS TIPOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO COMO SITES, ASSIM COMO PROBLEMAS FAMILIARES VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. COM BASE NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VISÃO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB. DESTE OBJETIVO, DECORRERAM OUTROS QUE, DE FORMA ESPECÍFICA, DIRECIONARAM AS ETAPAS DA PESQUISA. SÃO ELES: (1) IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS; (2) VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS; (3) PONTUAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER CIÊNCIAS; (4) IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ELES JÁ TIVERAM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR E QUE GOSTARIAM QUE FOSSEM MAIS UTILIZADAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. SENDO ADOTADA UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA E UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO (COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS). POR FIM, REALIZARAM-SE ANÁLISES ESTATÍSTICAS SIMPLES PARA MELHOR INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E A FORMULAÇÃO DA CONCLUSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, IMPORTÂNCIA, DIFICULDADES, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1984_01082019230600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO FIRMINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO FIRMINO"
    "autor_email" => "leofirmino260280@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE NOVA ESPERANÇA -  FACENE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56524
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 1984
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A VISÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CABEDELO/PB"
    "resumo" => "RESUMO: SÃO INÚMEROS OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, PARTICIPANDO DE FORMA INTEGRADA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NAS DIVERSAS SOCIEDADES. ENTRETANTO, OS AVANÇOS QUE PROMOVEM BENEFÍCIOS, PODEM TAMBÉM IMPULSIONAR DESEQUILÍBRIOS, TORNANDO ENTÃO IMPRESCINDÍVEIS CONHECIMENTOS CULTURAIS, POLÍTICOS, ÉTICOS E CIENTÍFICOS QUE NOS PERMITAM POSICIONARMOS QUANTO A DIVERSOS ASSUNTOS, JUSTIFICANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO PROMOVIDO PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DIVERSAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO. AS RÁPIDAS ATUALIZAÇÕES CIENTIFICAS E TECNOLÓGICAS INSERIDAS NO MEIO SOCIAL EXIGEM UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR E ESFORÇO PARA DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE POSSAM AUXILIAR NA ABORDAGEM DE NOVOS CONHECIMENTOS, SOMA SE A ESTAS DIFICULDADES ALGUNS OBSTÁCULOS DESTACANDO SE: DEFASAGEM DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR, LOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, DESCOMPASSO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, ASSIM COMO OUTROS FATORES COMO: DIFICULDADES DE ACESSIBILIDADE A LIVROS DIDÁTICOS E A OUTROS TIPOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO COMO SITES, ASSIM COMO PROBLEMAS FAMILIARES VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. COM BASE NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VISÃO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB. DESTE OBJETIVO, DECORRERAM OUTROS QUE, DE FORMA ESPECÍFICA, DIRECIONARAM AS ETAPAS DA PESQUISA. SÃO ELES: (1) IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS; (2) VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS; (3) PONTUAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER CIÊNCIAS; (4) IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ELES JÁ TIVERAM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR E QUE GOSTARIAM QUE FOSSEM MAIS UTILIZADAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. SENDO ADOTADA UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA E UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO (COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS). POR FIM, REALIZARAM-SE ANÁLISES ESTATÍSTICAS SIMPLES PARA MELHOR INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E A FORMULAÇÃO DA CONCLUSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, IMPORTÂNCIA, DIFICULDADES, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1984_01082019230600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO FIRMINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO FIRMINO"
    "autor_email" => "leofirmino260280@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE NOVA ESPERANÇA -  FACENE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

RESUMO: SÃO INÚMEROS OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, PARTICIPANDO DE FORMA INTEGRADA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NAS DIVERSAS SOCIEDADES. ENTRETANTO, OS AVANÇOS QUE PROMOVEM BENEFÍCIOS, PODEM TAMBÉM IMPULSIONAR DESEQUILÍBRIOS, TORNANDO ENTÃO IMPRESCINDÍVEIS CONHECIMENTOS CULTURAIS, POLÍTICOS, ÉTICOS E CIENTÍFICOS QUE NOS PERMITAM POSICIONARMOS QUANTO A DIVERSOS ASSUNTOS, JUSTIFICANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO PROMOVIDO PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DIVERSAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO. AS RÁPIDAS ATUALIZAÇÕES CIENTIFICAS E TECNOLÓGICAS INSERIDAS NO MEIO SOCIAL EXIGEM UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR E ESFORÇO PARA DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE POSSAM AUXILIAR NA ABORDAGEM DE NOVOS CONHECIMENTOS, SOMA SE A ESTAS DIFICULDADES ALGUNS OBSTÁCULOS DESTACANDO SE: DEFASAGEM DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR, LOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, DESCOMPASSO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, ASSIM COMO OUTROS FATORES COMO: DIFICULDADES DE ACESSIBILIDADE A LIVROS DIDÁTICOS E A OUTROS TIPOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO COMO SITES, ASSIM COMO PROBLEMAS FAMILIARES VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. COM BASE NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VISÃO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB. DESTE OBJETIVO, DECORRERAM OUTROS QUE, DE FORMA ESPECÍFICA, DIRECIONARAM AS ETAPAS DA PESQUISA. SÃO ELES: (1) IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS; (2) VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS; (3) PONTUAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER CIÊNCIAS; (4) IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ELES JÁ TIVERAM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR E QUE GOSTARIAM QUE FOSSEM MAIS UTILIZADAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. SENDO ADOTADA UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA E UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO (COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS). POR FIM, REALIZARAM-SE ANÁLISES ESTATÍSTICAS SIMPLES PARA MELHOR INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E A FORMULAÇÃO DA CONCLUSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.