RESUMO: SÃO INÚMEROS OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, PARTICIPANDO DE FORMA INTEGRADA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NAS DIVERSAS SOCIEDADES. ENTRETANTO, OS AVANÇOS QUE PROMOVEM BENEFÍCIOS, PODEM TAMBÉM IMPULSIONAR DESEQUILÍBRIOS, TORNANDO ENTÃO IMPRESCINDÍVEIS CONHECIMENTOS CULTURAIS, POLÍTICOS, ÉTICOS E CIENTÍFICOS QUE NOS PERMITAM POSICIONARMOS QUANTO A DIVERSOS ASSUNTOS, JUSTIFICANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO PROMOVIDO PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DIVERSAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO. AS RÁPIDAS ATUALIZAÇÕES CIENTIFICAS E TECNOLÓGICAS INSERIDAS NO MEIO SOCIAL EXIGEM UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR E ESFORÇO PARA DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE POSSAM AUXILIAR NA ABORDAGEM DE NOVOS CONHECIMENTOS, SOMA SE A ESTAS DIFICULDADES ALGUNS OBSTÁCULOS DESTACANDO SE: DEFASAGEM DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR, LOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, DESCOMPASSO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, ASSIM COMO OUTROS FATORES COMO: DIFICULDADES DE ACESSIBILIDADE A LIVROS DIDÁTICOS E A OUTROS TIPOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO COMO SITES, ASSIM COMO PROBLEMAS FAMILIARES VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. COM BASE NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR APROXIMAÇÕES E DIFICULDADES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VISÃO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB. DESTE OBJETIVO, DECORRERAM OUTROS QUE, DE FORMA ESPECÍFICA, DIRECIONARAM AS ETAPAS DA PESQUISA. SÃO ELES: (1) IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS; (2) VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS; (3) PONTUAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER CIÊNCIAS; (4) IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ELES JÁ TIVERAM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR E QUE GOSTARIAM QUE FOSSEM MAIS UTILIZADAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. SENDO ADOTADA UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA E UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO (COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS). POR FIM, REALIZARAM-SE ANÁLISES ESTATÍSTICAS SIMPLES PARA MELHOR INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E A FORMULAÇÃO DA CONCLUSÃO.