ESTA PESQUISA DISCORRE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DIRECIONADO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OFERTADO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, RELACIONADO AO APRENDIZADO E A IMPORTÂNCIA DO USO DO SOROBAN EM SALA DE AULA. UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO ONLINE PARA OBTER OS RELATOS DESTES PROFESSORES EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. CONTATOU-SE QUE OS PARTICIPANTES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO SOROBAN COMO UM MATERIAL DIDÁTICO E LÚDICO NÃO SÓ PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA COMO TAMBÉM PARA OS VIDENTES, MAS NECESSITARIA DE PRÁTICA CONTINUA E MAIS AULAS DO QUE FOI OFERTADO PELO CURSO PARA TER-SE UM DOMÍNIO MAIOR DO CONTEÚDO E CONSEGUIR AUXILIA-LOS DE FORMA MAIS EFICAZ DURANTE AS AULAS.