CADA DIA MAIS VEM SENDO INVESTIDO ESFORÇOS NA BUSCA DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA QUE VISEM A REDUÇÃO NA DEPENDÊNCIA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. NESTE SENTIDO, BIOCOMBUSTÍVEIS QUE RESPEITEM A BIODIVERSIDADE, NÃO INTERFERINDO NOS ECOSSISTEMAS NATURAIS VÊM AGREGAR VALOR SOCIOECONÔMICO AS COMUNIDADES LOCAIS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO OBJETIVA O REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURAS COMO FONTE DE MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL E BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO, A PARTIR DE REAÇÕES DE ESTERIFICAÇÃO METÍLICA E ETÍLICA, VIA CATÁLISE HOMOGÊNEA BÁSICA COM O KOH. NESTE ESTUDO FOI AVALIADA A DEFICIÊNCIA DE ÁLCOOL NA RAZÃO ÓLEO:ÁLCOOL, QUE FOI DE 4:1, VISANDO A REDUÇÃO DE CUSTO NA PRODUÇÃO DO BIOCOMBUSTÍVEL. COMO RESULTADOS, FORAM OBTIDOS VALORES DE DENSIDADE DE 0,918; 0,896 E 0,887 G/CM3, PARA AS AMOSTRAS DE ÓLEO RESIDUAL, E DOS BIODIESEIS OBTIDOS PELA ROTA ETÍLICA E METÍLICA, RESPECTIVAMENTE. OS ESPECTROS DE FTIR/ATR ESBOÇARAM BANDAS CARACTERÍSTICAS DE ÉSTERES INSATURADOS DE ÁCIDOS GRAXOS E A BANDA REFERENTE À CARBONILA DE ÉSTER, COMO ESPERADO. RESULTADOS DE CROMATOGRAFIA GASOSA REVELARAM CONVERSÕES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA DE 39,82% E 75,63% PARA AS REAÇÕES ETÍLICA E METÍLICA, RESPECTIVAMENTE. LOGO, ESTES RESULTADOS SE EVIDENCIAM PROMISSORES PARA FUTUROS ESTUDOS E ADEQUAÇÕES NA REDUÇÃO DE CUSTO PARA A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS, COMO O BIODIESEL E O BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO, OS QUAIS SÃO FORMADOS POR FRAÇÕES DE ÉSTERES LEVES E PESADOS.